-
Home / Geral DF / Grace Mendonça assume presidência do Conselho Jurídico da CNI

Grace Mendonça assume presidência do Conselho Jurídico da CNI

Ex-ministra conduziu a primeira reunião do colegiado este ano, realizada na quarta-feira (15). O advogado Heleno Torres foi nomeado vice-presidente

A ex-ministra da Advocacia Geral da União (AGU) e advogada Grace Mendonça é a nova presidente do Conselho Temático de Assuntos Jurídicos (CAJ) da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Mendonça integrava o fórum desde a sua instalação, em 30 de maio de 2023, e sucede Ricardo Lewandowski, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) e atual ministro da Justiça e Segurança Pública. O advogado Heleno Torres foi designado vice-presidente do Conselho.

A primeira reunião com a nova presidência ocorreu no último dia 15 de maio. O CAJ tem o papel de assessorar e subsidiar a atuação da CNI em macro questões jurídicas de amplo interesse do setor industrial e é formado por juristas com notório saber jurídico.

Além de Grace Mendonça e de Heleno Torres, integram o Conselho os advogados Carolina Tupinambá, Arnoldo Wald Filho, Fredie Diddier, Floriano de Azevedo Marques, Helio Rocha, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, Pablo Domingues, Pierpaolo Bottini e Sérgio Campinho. O secretário-executivo do CAJ é o diretor Jurídico da CNI, Cassio Borges.

Na reunião, o presidente da CNI, Ricardo Alban, ressaltou a importância de ter um corpo de juristas qualificado como o do CAJ atuando para assessorar a CNI na defesa do trabalho e na valorização da indústria brasileira.


“Nós precisamos reconquistar o valor e a percepção da importância da indústria, e a classe jurídica é um importante aliado nessa tarefa”, disse. Alban também destacou que a atuação da Justiça é especialmente relevante no atual cenário internacional, num momento em que o mundo vive conflitos e polarizações que ameaçam a democracia.


A presidente Grace Mendonça destacou que o Conselho vai atuar como um braço forte da CNI nas demandas jurídicas relacionadas à indústria, dialogando com os entes do poder judiciário e com outras instituições do Estado para fortalecer a visão da indústria. “Esse conselho é formado por nomes de referência, por pessoas que têm talento e capacidade de contribuir enormemente para um projeto de avanço e fortalecimento do setor”, disse.

Conselho Temático de Assuntos Jurídicos

O Conselho Jurídico é um órgão de natureza consultiva integrante da estrutura da CNI, ao lado de outros 10 conselhos temáticos que já discutem e orientam o agir da CNI em temas como infraestrutura, relações do trabalho, meio ambiente e sustentabilidade, assuntos legislativos, entre outros.

Entre as atribuições do CAJ estão a de apresentar estudos sobre tendências dos tribunais superiores; opinar sobre assuntos jurídicos, legislativos e normativos; propor medidas para o aprimoramento da atuação da CNI nas ações de representação e de interlocução com o Poder Judiciário; sugerir ações de interesse da indústria nos tribunais superiores; e contribuir com subsídios para o aumento da segurança jurídica.


Fato Novo com informações e imagens: Portal da Indústria

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEITORES ONLINE

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Destaque da Semana

CONHEÇA TAMBÉM

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.