-
Home / Geral DF / Indústria têxtil nacional celebra “taxação das blusinhas” importadas

Indústria têxtil nacional celebra “taxação das blusinhas” importadas

As entidades que representam o comércio e a indústria no país acompanharam ontem, em peso, no Senado, a aprovação da alíquota de 20% de imposto de importação para produtos de até 50 dólares comprados em plataformas internacionais. A isenção a esses itens tinha sido concedida em agosto do ano passado pelo Ministério da Fazenda. A iniciativa de cobrar tributo sobre essa importação ficou conhecida como “taxação das blusinhas”, tendo em vista que as compras mais afetadas seriam as feitas na Shopee, AliExpress e Shein.

Por serem grandes marketplaces, muitas pessoas acabam buscando essas opções para comprar roupas, – ou ‘blusinhas’ – pagando um preço mais barato. Por isso, o segmento da indústria têxtil brasileira foi um dos que mais esbravejou contra a isenção.

“Manter isso seria uma grave ameaça à economia brasileira. Causaria danos pela concorrência desleal provocada pela desigualdade tributária, que já eliminou dezenas de milhares de empregos apenas na indústria e no varejo têxteis e de confecção, a imensa maioria em micro, pequenas e médias empresas”, argumentaram os sindicatos da indústria do vestuário do país e a associação brasileira do varejo têxtil.

CNC defende produção brasileira 

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em nome do varejo nacional, apoiou a manutenção do texto que tratou do fim da isenção do imposto de importação para produtos de até US$ 50. Estudos da Confederação indicam que a não taxação ocasionava uma queda de até 57% no volume de vendas do varejo, considerando efeitos diretos, indiretos e induzidos.

“A CNC reitera a importância da aplicação da alíquota de 20% como forma de minimizar os danos à economia brasileira e proteger os empregos e a renda gerada pelo setor de comércio. A medida garante a justa competitividade entre produtos nacionais e importados, promovendo um ambiente mais equilibrado para o desenvolvimento do varejo brasileiro.”


Por Samanta Sallum 

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEITORES ONLINE

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Destaque da Semana

CONHEÇA TAMBÉM

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.