-
Home / Brasil / Lula visita Noam Chomsky em São Paulo após linguista ter alta hospitalar

Lula visita Noam Chomsky em São Paulo após linguista ter alta hospitalar

Lula e Noam Chomsky

Aos 95 anos, filósofo e linguista estadunidense se mudou para o Brasil onde vive com a esposa, Valéria, após ter tido um AVC. Amigo de Lula há anos, em 2020 ele apontou o que teriam sido os erros do governo petista

O presidente Luis Inácio Lula da Silva viajou neste domingo (23) para São Paulo onde se encontrará com o filósofo e linguista Noam Chowmsky, de 95 anos, que teve alta hospitalar na última terça-feira (18).

Casado com a brasileira Valéria, Chomsky, que é dos EUA, se mudou para o Brasil após ter um acidente vascular cerebral massivo em junho de 2023.

Lula chegou pela manhã a São Paulo e vai até a casa do linguista no período da tarde. O presidente ainda deve visitar o antigo rival, Fernando Henrique Cardoso, que está com 93 anos.

Lula vai passar a noite em sua casa, na capital paulista, e deve retornar à Brasília na manhã desta segunda-feira (24).

Boatos sobre a morte

A visita de Lula a Noam Chomsky ocorre após boatos sobre a morte do linguista, que foram desmentidos na última semana pela esposa dele.

Lula e Chomsky são amigos há muitos anos e o ativista chegou a vir ao Brasil em 2018 para visitar o petista na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde ele estava preso após lawfare conduzido pela Lava Jato.


“Vinte anos atrás tive o privilégio de conhecer Lula. Fiquei muito impressionado e continuo. Há 100 anos, o Brasil foi considerado o colosso do Sul, e isso esteve próximo de acontecer. O Brasil tornou-se o país mais respeitado do mundo sob a liderança de Lula”, afirmou Chomsky à época, antes de encontrar Lula na prisão.


Em entrevista a Michael Brooks, em 2020, Chomnsky lamentou que o Brasil tenha virado, com Jair Bolsonaro (PL), “um dos países mais ridicularizados e rejeitados do mundo”.

Ele também lembrou a “década dourada” nos primeiros dois mandatos de Lula, entre 2003 e 2010, e destacou o que considera ter sido um erro importante do amigo.

“Faltou fazer as pessoas entenderem que elas eram parte do sistema que estava se desenvolvendo. […] Eu pude falar com famílias que eram muito pobres e que conseguiram comprar um carro, colocar os filhos na escola ou abrir um pequeno negócio… Quando você pergunta a elas: ‘Como isso foi possível?’, elas respondiam: ‘veio de Deus’. Foi algo passivo. Eles não sabem que foi parte do programa do Partido dos Trabalhadores. Como se isso apenas tivesse chegado a elas de alguma forma. Como se eles não fossem parte disso”.

Siga nossas redes sociais: Facebook Instagram.


Fato Novo com informações e imagens: Revista Fórum

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEITORES ONLINE

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Destaque da Semana

CONHEÇA TAMBÉM

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.