-
Home / Geral DF / Concursos Públicos terão regulamentação e novo estágio probatório

Concursos Públicos terão regulamentação e novo estágio probatório

Ministra Esther Dweck fala sobre o Projeto de Lei (PL) que regulamenta concursos públicos e um novo estágio probatório. Confira!

A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, falou nesta quarta-feira, 19, sobre a necessidade de regulamentação dos concursos públicos.

Já existe um Projeto de Lei em tramitação no Congresso Nacional sobre o assunto, o chamado “PL dos Concursos”.

Segundo a ministra, sobretudo os concursos estaduais e municipais não contam com uma norma geral. Desta forma, os editais são publicados de maneiras diferentes.

A análise da ministra foi feita durante a mesa de abertura do Encontro Nacional de Gestão de Pessoas do Sipec.

“Estamos discutindo o PL de Concursos, estamos tentando fazer uma pequena alteração porque, em tese, não poderia mais ser alterado. Mas estamos discutindo pequenas alterações de redação com o Congresso. Ele é menos para o nível federal e mais para o nível estadual e municipal, onde a ausência de uma legislação sobre concursos permite concursos sendo feitos de forma não tão completa como deve ser”, disse Esther Dweck.

O Projeto de Lei (PL) nº 2.258/2022, que dispõe sobre as normas gerais relativas a concursos públicos, está no Senado Federal em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania desde março.

O texto prevê que sejam incorporados instrumentos adicionais de avaliação dos candidatos, além de permitir o uso de tecnologia no processo seletivo.

A matéria prevê que os concursos públicos deverão avaliar os candidatos por meio de provas objetivas ou dissertativas, avaliações orais que cubram conteúdos Gerais ou Específicos, além da elaboração de documentos e simulação de tarefas próprias do cargo.

O projeto prevê ainda testes físicos compatíveis com as atividades habituais do cargo, avaliação psicológica, exame de higidez mental ou teste psicotécnico e provas de títulos classificatórias ou análise de títulos, além da possibilidade de um curso de formação.

Decreto sobre novo estágio probatório está em elaboração

A ministra Esther Dweck também mencionou nesta quarta, 19, que a minuta de um decreto sobre o estágio probatório está “praticamente pronta”.

Ela explicou que o estágio probatório está previsto na Lei nº 8.112/1990, mas não há definições sobre o que fazer nesse período.

O servidor ficará sujeito ao estágio probatório pelo período de três anos, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objetos de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:

  • assiduidade;
  • disciplina;
  • capacidade de iniciativa;
  • produtividade; e
  • responsabilidade.

“Vamos publicar em breve um decreto sobre o estágio probatório. Tirando o prazo, praticamente não tem nada definido em lei. Vamos fazer o estágio probatório ser um período de entrada do servidor, de recepção e da avaliação das pessoas”, detalhou a ministra.

Novos concursos federais serão autorizadas em 2024

A ministra Esther Dweck também confirmou que novos concursos federais serão autorizados ainda este ano.

“A gente já teve autorizações de concursos públicos ano passado. Este ano, a gente vai ter novas autorizações também. Essa retomada contínua de novas autorizações de concursos, ou de provimento adicional de concursos existentes, é algo que a gente pretende manter de forma permanente”, disse a ministra, durante o Encontro Nacional de Gestão de Pessoas do Sipec.

Conforme apuração do Qconcursos Folha Dirigida, o anúncio da autorização de novos concursos acontecerá ainda em junho. Há possibilidade, inclusive, dele ser feito até sexta-feira, 21.

De acordo com a ministra da Gestão, o ideal seria o ingresso regular de novos servidores. Ela citou o concurso Diplomata, que abre vagas todos os anos, como um exemplo a ser seguido.

“É interessante para o Estado Brasileiro ter entrada contínua de servidores. Para gente, o modelo do Itamaraty (com entrada anual de diplomatas) é o que deveria ser replicado em toda a Administração Pública com entradas contínuas em números não tão grandes. Com entradas anuais, você permite ter uma renovação constante da burocracia e das pessoas que estão atuando. Então estamos tentando implementar uma lógica como essa”, disse.

A previsão é que, entre os órgãos contemplados com novas autorizações, estejam os Ambientais (Ibama, ICMBio e Jardim Botânico do Rio de Janeiro), além da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal na área Administrativa.

Siga nossas redes sociais: Facebook Instagram.


Fato Novo com informações e imagens: Folha QConcursos

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEITORES ONLINE

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Destaque da Semana

CONHEÇA TAMBÉM

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.