-
Home / Geral DF / Congresso retoma trabalhos com PL do Estupro, PEC da Anistia e criminalização das drogas no radar

Congresso retoma trabalhos com PL do Estupro, PEC da Anistia e criminalização das drogas no radar

Arthur Lira quer agradar bancada evangélica visando sucessão na presidência da Câmara; Senado deve votar anistia a partidos que descumpriram regras de cotas para mulheres e pessoas negras nas eleições

Congresso Nacional retoma nesta segunda-feira (12) os trabalhos legislativos após o recesso de agosto, com pautas polêmicas em destaque, como o PL do Estupro, a PEC da Anistia e o endurecimento da criminalização das drogas, independentemente da quantidade.

Na Câmara dos Deputados, o presidente Arthur Lira (PP-AL) deve, neste segundo semestre, realizar acenos às bancadas evangélica e ruralista, visando tanto as eleições municipais de outubro quanto sua sucessão na presidência da Casa, prevista para o início de 2025.

Com o objetivo de agradar os evangélicos e garantir apoio não apenas para seus candidatos nas eleições municipais, mas também para seu sucessor na presidência da Câmara, Lira sinalizou que instalará uma comissão representativa para analisar o o Projeto de Lei 1904/2024, conhecido como “PL do Estupro”. Essa comissão ouvirá, em audiências públicas, opiniões de representantes de diferentes setores da sociedade sobre a proposta.

O projeto fundamentalista, de autoria do deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e subscrito por dezenas de bolsonaristas, propõe equiparar a interrupção de gestação após 22 semanas ao crime de homicídio. Em junho, sua urgência foi aprovada após uma manobra de Lira, mas a forte mobilização popular liderada por mulheres em todo o país fez com que o presidente da Câmara recuasse e interrompesse sua tramitação.

A comissão a ser instalada por Lira neste semestre, entretanto, deve dar espaço para teses conservadoras e anti-aborto, favorecendo deputados da bancada evangélica e representantes da sociedade civil que defendem essas ideias, o que pode beneficiar candidatos que compartilham dessas correntes fundamentalistas nas eleições municipais.

Outro projeto que agrada a bolsonaristas e membros da bancada evangélica, e que deve ser pautado por Lira após a retomada dos trabalhos, é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2023, conhecida como PEC das Drogas. Aprovada no Senado, a PEC propõe alterar o artigo 5º da Constituição Federal para criminalizar a posse e o porte de maconha e outras drogas, independentemente da quantidade, endurecendo a criminalização dos usuários e contrariando uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF), que deixou de considerar crime o porte de até 40 gramas de maconha para uso pessoal.

O segundo semestre na Câmara deve ser marcado também pelo “pacote anti-invasão”, que tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Esse pacote visa criminalizar a luta pela terra e pela reforma agrária, especialmente as atividades do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Além disso, entre outros projetos importantes, a Casa comandada por Arthur Lira deve votar, nas semanas subsequentes à retomada dos trabalhos, o segundo projeto de regulamentação da reforma tributária, de grande interesse para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Senado deve votar PEC da Anistia

O Senado, por sua vez, retoma os trabalhos esta semana com foco na Proposta de Emenda à Constituição 48/2023, conhecida como PEC da Anistia.

Aprovada no início de julho pela Câmara, essa PEC concede perdão aos partidos que cometeram irregularidades durante as eleições de 2022, como o descumprimento das cotas para candidatos negros e mulheres. Segundo o texto, os partidos políticos ficam livres de multas por não terem preenchido a cota mínima de recursos ou destinado os valores mínimos previstos em razão de sexo e raça em eleições, bem como nas prestações de contas anuais e eleitorais.

Neste semestre, o Senado deve votar ainda um projeto de autoria do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que visa a renegociação das dívidas dos estados.

Lula reúne líderes e ministros

Diante da retomada dos trabalhos no Congresso Nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reúne nesta segunda-feira (12), no Palácio do Planalto, ministros e líderes partidários da Câmara e do Senado para discutir projetos de interesse de seu governo.

Participarão do encontro os ministros Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais), além do interino da Secretaria de Comunicação Social, Láercio Portela. Também estarão presentes os líderes do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA); na Câmara, José Guimarães (PT-CE); e no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP).


Fato Novo com informações: Revista Fórum

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEITORES ONLINE

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Destaque da Semana

CONHEÇA TAMBÉM

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.