-
Home / Brasil / Por que o Nordeste concentra quase toda a energia eólica produzida no Brasil?

Por que o Nordeste concentra quase toda a energia eólica produzida no Brasil?

Brasil tem um grande potencial de desenvolvimento quando o assunto é energia eólica. Mas toda essa capacidade não está bem distribuída pelo território brasileiro. Na verdade, o Nordeste do país desponta como o grande responsável pela geração de energia originada pelos ventos.

Nordeste responde por 93% da capacidade eólica brasileira
  • Para se ter uma ideia, a energia eólica foi responsável por gerar 150% de toda a demanda do Nordeste durante um minuto do dia 23 de julho.
  • O dado representou um novo recorde no volume de geração das torres que transformam vento em eletricidade nos nove estados da região.
  • De toda a capacidade eólica instalada no Brasil, 93% vêm do Nordeste, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
  • As informações são do UOL.
Cenário ideal otimiza produção de energia eólica

O principal fator que faz com que o grosso da geração de energia cinética eólica esteja na região Nordeste é o vento forte, constante e unidirecional. São considerados “ventos bons” aqueles com velocidade acima de 6 metros por segundo (cerca de 22 km/h), o que garante a capacidade de rodar um aerogerador.

No Nordeste brasileiro, os ventos chegam a até 12 m/s, e isso faz com que o fator de capacidade da produção seja de 60%, equivalente ao da geração hidrelétrica. Outro ponto importante é que o fato de ser constante e unidirecional faz com que os ventos sejam capazes de produzir ainda mais, deixando a energia mais barata.

A brisa do mar também tem um papel importante. O sol aquece tanto a terra como o oceano, mas como a água demora mais para esquentar, a atmosfera acima do continente fica mais quente e, portanto, com uma pressão mais baixa do que a pressão acima do mar. Essa diferença de pressão “empurra” os ventos para o interior.

As turbinas eólicas até têm um sensor para identificar em qual direção o vento sopra e, assim, girar para se posicionar da melhor maneira. No entanto, essa rotação pode diminuir sua produtividade, o que não acontece no Nordeste.

Além disso, durante boa parte do ano não há chuvas na região, que, potencialmente, poderiam diminuir a intensidade do vento. Todo este cenário garante a otimização da geração de energia no Nordeste.


Fato Novo com informações: Olhar Digital

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEITORES ONLINE

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Destaque da Semana

CONHEÇA TAMBÉM

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.