A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) divulgou, nesta quinta-feira (16), o Edital nº 149/2025 – DGP/PMDF, que regulamenta o processo seletivo para a reativação de policiais militares da reserva remunerada ao serviço ativo. Essa iniciativa visa valorizar os veteranos e fortalecer as operações da corporação.
O processo seletivo oferece 45 vagas, sendo 30 para o Batalhão de Policiamento Escolar (BPEsc) e 15 para o Centro de Operações da PMDF (Copom). Dentre essas vagas, cinco são reservadas exclusivamente para mulheres. A designação será voluntária, excepcional e temporária, atendendo ao interesse público e institucional.
As inscrições ocorrerão de 27 de outubro a 3 de novembro, por meio do Sistema SGPOL. Os candidatos devem anexar a documentação que comprove os requisitos estabelecidos no edital, incluindo certidões negativas e laudos de aptidão médica.
O processo seletivo incluirá análise de documentos, avaliação médica e teste de aptidão física (TAF). Os aprovados serão matriculados no Curso de Nivelamento Operacional (CNO), que é uma etapa obrigatória para o retorno às atividades.
“Essa medida representa um importante reforço no efetivo da PMDF e uma oportunidade para que nossos veteranos, com sua experiência e comprometimento, continuem contribuindo para a segurança da população do Distrito Federal”, afirma o chefe do Departamento de Gestão de Pessoal da PMDF, coronel José Ítalo Soares Tomaz.
Com informações da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF)