-
Home / Geral DF / ‘Abril Indígena’: evento em Curitiba celebra produção cultural dos povos originários como resistência

‘Abril Indígena’: evento em Curitiba celebra produção cultural dos povos originários como resistência

Promovido pela CPCI, mostra reúniu diferentes etnias e destacou a importância da valorização e divulgação das tradições

Foi realizado neste sábado na Casa de Passagem e Cultura Indígena de Curitiba (CPCI) o “Abril Indígena”, um evento voltado para a divulgação cultural dos povos originários, que contou com a participação de diversas etnias, tais como kaingang, guarani, xetás, fulni-ô e mehinako, bem como a presença de apoiadores não indígenas.

O articulador Silas Ubirajara Donato de Oliveira ressaltou que a CPCI tem por objetivo não apenas acolher os indígenas que vêm do interior comercializar seus artesanatos em Curitiba, mas também de promover e disseminar a cultura e fomentar debates sobre políticas públicas.

Já a coordenadora da CPCI, Ceia Bernardo Kavenhkág, destacou que a promoção da cultura é uma atividade permanente na Casa, realizada através de diversas iniciativas, como produção de artesanato, troca de experiências, roda de conversas e eventos em parceria com outras entidades.

O escritor indígena Olívio Jekupe, autor de 30 livros sobre a cultura indígena, enfatizou a importância de valorizar a própria cultura e compartilhá-la com outras pessoas como forma de promover respeito e valorização. “É preciso fortalecer o trabalho da Casa de Passagem como um agente de incentivo à produção”, afirmou ele.

Outras expressões culturais também foram destacadas no evento, como as danças indígenas apresentadas por um grupo da etnia fulni-ô, do interior de Pernambuco, que tem realizado apresentações em escolas do Paraná, contribuindo para o conhecimento sobre os indígenas.

Mayawari Mehinako / Foto: Marcelo Lima

Além das expressões artísticas, o “Abril Indígena” contou com a presença do artista Mayawari Mehinako, que já fez exposições em países como Japão e Espanha, além de ter trabalhos expostos no Museu Oscar Niemeyer e no Museu Indígena de Curitiba. Mayawaei defende o reconhecimento dos indígenas como artistas e a importância de ocuparem espaços na sociedade.

O “Abril Indígena” da CPCI aconteceu logo após o “Acampamento Terra Livre“, em Brasília, uma grande mobilização que reúne as principais etnias e organizações indígenas. Jovina Renhga, fundadora da Casa de Passagem, destacou a importância desses encontros para unir e fortalecer os povos originários na luta por seus direitos.


Fato Novo com informações: Brasil de Fato / Cultura

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEITORES ONLINE

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Destaque da Semana

CONHEÇA TAMBÉM

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.