Na noite de quinta-feira (7), no bairro Ribeiro de Abreu, em Belo Horizonte, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), através do Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas (ROTAM), apreendeu uma pistola calibre .40, uma pistola calibre 9mm, uma pistola calibre .380, uma pistola calibre 7.65, um carregador de pistola, 13 cartuchos de 9mm intactos, cinco cartuchos .38, 370 barras e oito porções de maconha, R$4.052,50 em dinheiro, uma porção de haxixe, uma porção de Dry, seis celulares, um notebook, 10 correntes douradas, um relógio de pulso, duas pulseiras douradas, uma máquina de cartão, três balanças digitais, materiais diversos para a dolagem das drogas e um veículo VW Taos, de cor cinza.
Os policiais estavam investigando um tráfico de drogas no bairro São João Batista e realizaram uma operação, abordando três suspeitos. Com um deles, foi encontrada uma porção de maconha. Durante as buscas no apartamento, mais drogas foram descobertas, além de uma pistola carregada com 13 cartuchos intactos, joias e outros produtos sem procedência.
Na revista do VW Taos, que pertencia a um dos suspeitos, foram encontradas mais drogas. Quando informados de que seriam levados à delegacia, os infratores tentaram subornar os policiais com três armas e uma quantia em dinheiro para serem liberados. Os policiais fingiram aceitar a proposta e, após uma ligação feita por um dos suspeitos, as armas foram deixadas em um local combinado.
Em uma diligência adicional na casa de um quarto suspeito, também no bairro Ribeiro de Abreu, foram apreendidas 369 barras de maconha que já haviam sido vendidas pela quadrilha. Os quatro infratores, com idades de 22, 23, 24 e 35 anos, foram levados à delegacia da Polícia Civil.