Mirtilo, goiaba, mel, café, vinho e aves — a produção agropecuária do Distrito Federal tem se diversificado e fortalecido continuamente. Nesta segunda-feira (10), a Câmara Legislativa prestou homenagens a profissionais que fazem parte dessa trajetória. O deputado distrital Thiago Manzoni (PL), autor da homenagem, entregou moções de louvor a engenheiros agrônomos e produtores rurais.
“Tudo o que vocês fazem pelo Distrito Federal e pelo Brasil merece não apenas reconhecimento, mas louvor. Espero que o agronegócio brasileiro, em todas as suas vertentes, continue a ser apoiado pelo conhecimento e pela capacidade de entrega de vocês”, afirmou Manzoni.
Eduardo Batista, presidente da Associação dos Avicultores do Planalto Central (Aviplac), destacou os desafios enfrentados pelos pioneiros: “Conseguimos desenvolver o agronegócio do Planalto Central, especialmente deste nosso quadradinho, porque há mais de 50 anos, nossos colegas engenheiros agrônomos acreditaram que era possível transformar essa terra vermelha e cheia de árvores retorcidas em um ambiente produtivo”.
Batista compartilhou uma história de seu pai, que era engenheiro agrônomo. “Ele fez mestrado na Escola Luiz de Queiroz e ouviu que essa terra do Cerrado não era produtiva. E hoje estamos aqui. Além de café, mirtilo, mel e goiaba, somos referência em avicultura”, disse, mencionando também as culturas de milho, trigo e feijão.
“A agronomia é hoje um marco na engenharia, é um símbolo do progresso”, avaliou Adriana Resende, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do DF (CREA-DF). “Brasília tem se destacado bastante na área da agronomia. Hoje temos aqui o mirtilo, a rota da fruticultura, o mel e o café”, acrescentou.
Antônio Barreto, presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do DF (AEADF) e vice-presidente do CREA-DF, comentou sobre a importância da homenagem da Câmara Legislativa. “Estamos aqui para ver um reconhecimento a esses profissionais que sempre produziram alimentos, promovendo conforto e qualidade de vida para o crescimento da cidade e garantindo seu abastecimento”, afirmou Barreto.








