-
Home / GDF / Campanha de declaração de vacinas de animais rurais começa em maio

Campanha de declaração de vacinas de animais rurais começa em maio

Campanha de declaração de vacinas de animais rurais começa em maio

Produtores têm entre 1° de maio e 15 de junho para atualizar dados junto à Defesa Agropecuária

A partir de 1º de maio todos os produtores rurais do Distrito Federal devem declarar a vacinação dos seus animais de produção e atualizar o cadastro de propriedades e explorações pecuárias. A determinação foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) da última quinta-feira (18) e estabelece o dia 15 de junho como data final da campanha. A participação é obrigatória e pode ser realizada pela internet ou pessoalmente em uma das unidades de atendimento da Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF).

A campanha de declaração de vacinação e atualização cadastral foi escolhida em substituição à campanha de vacinação contra febre aftosa – suspensa em 2023 – em cumprimento às novas diretrizes do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (PNFA). O DF, agora livre de febre aftosa, caminha para a exportação de rebanhos. A ação abrange, ainda, a declaração da vacinação contra a raiva, recomendada para bovinos ou equinos em regiões com mordeduras por morcegos vampiros.

A campanha de declaração de vacinação e atualização cadastral foi escolhida em substituição à campanha de vacinação contra febre aftosa | Foto: Divulgação/MAPA

Casos específicos

Os produtores que não possuírem cadastro na defesa agropecuária ou que venderam a propriedade e não informaram à Defesa Agropecuária devem entrar em contato com o escritório que abrange sua região para regularizar a situação. O produtor de vegetais também precisa realizar um cadastramento específico. Para isso, deve entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e obter maiores informações.

As propriedades que possuem ocorrência de focos recentes de mordedura dos morcegos-vampiros passam a ter vacinação obrigatória contra a raiva. Entre as áreas com ocorrência recente estão Ceilândia, Brazlândia, Pôr-do-sol, Sol Nascente, Samambaia e Água Quente. Já a vacina contra brucelose ainda é obrigatória e todas as bezerras devem ser vacinadas semestralmente.

A campanha de atualização do cadastro é realizada em etapa única, e vai de 1° de maio a 15 de junho. Pela internet, o produtor deve primeiramente se cadastrar junto ao site da defesa agropecuária, e informar o CPF para criação de login e senha. Após o cadastro, deverá informar a propriedade e preencher os dados solicitados. O processo pode ser realizado pessoalmente em qualquer unidade de atendimento da Defesa Agropecuária. Caso tenha efetuado a vacinação de seu rebanho contra a raiva, o produtor deverá apresentar documentação e nota fiscal para comprovação.

*Com informações da Seagri

 

Marcado: