‘China e Rússia respeitam mais a África que os europeus’, diz presidente congolês

-
Ir para o conteúdoEm entrevista ao canal francês LCI, veiculada neste sábado (04/05), o presidente da República Democrática do Congo, Felix Tshisekedi, rebateu a pergunta feita pelos entrevistadores sobre supostas ameaças à soberania do seu país devido a que sua diplomacia tem se aproximado da China e da Rússia e se afastado da Europa.
“Estamos sempre enfrentando esses julgamentos (morais) da Europa. Os russos querem promover a amizade com o Congo, por que deveríamos rechaçá-los?”, questionou Tshisekedi.
Em seguida, o mandatário congolês afirmou que “as relações com Moscou e Pequim são melhores porque eles respeitam muito mais a África que os países europeus. São relações baseadas nos nossos interesses em comum. Eles não pretendem nos dar lições de moral”.
O presidente da República Democrática do Congo reforçou seu argumento sobre a falta de respeito dos europeus com os países africanos lembrando do caso do parlamentar britânico Chris Philp, ocorrido nesta semana.
Em uma entrevista para meios do seu país, o político do Partido Conservador tentou fazer uma “piada”, perguntando se Ruanda e a República Democrática do Congo são países diferentes.
Em outro momento da entrevista, Tshisekedi usou a França como exemplo para criticar a ambiguidade dos países europeus diante da guerra na Ucrânia e da ofensiva militar promovida por Israel na Faixa de Gaza.
“A França vem condenando o bombardeio israelense em Gaza, mas por que não corta seus laços com Israel? Por que só se mostra enérgica quando se trata da Rússia? E ainda querem condicionar as nossas relações, se achando no direito de questionar se queremos ser amigos da Rússia”, manifestou Tshisekedi.
LEITORES ONLINE
Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com
Destaque da Semana
CONHEÇA TAMBÉM
Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.