-
Home / Geral DF / CLDF aprova reestruturação da Caesb

CLDF aprova reestruturação da Caesb

Proposta autoriza criação de até duas subsidiárias e amplia atividades que companhia está autorizada a exercer

Um projeto de lei mobilizou o plenário da Câmara Legislativa na sessão ordinária de hoje (3): a reestruturação e ampliação do objeto social da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). A matéria atraiu empregados da companhia em peso à Casa, bem como exigiu a negociação dos parlamentares.

A norma foi acatada em dois turnos e redação final, após o sinal verde das Comissões da CLDF de Assuntos Sociais; Constituição e Justiça; e de Economia, Orçamento e Finanças. Encaminhado pelo Executivo, o projeto passou por alterações na Casa. Líder do governo na Câmara, Robério Negreiros (PSD) reconheceu que as modificações parlamentares garantiram “mais clareza e segurança ao texto”.

Após a publicação da lei, a Caesb terá autorização para constituir até duas subsidiárias, sobre as quais manterá controle. Ponto polêmico do PL, o trecho foi substituído por emenda da bancada do Psol, que previu o limite explícito de duas empresas criadas. O texto original era genérico, sem contemplar um número máximo.

Além disso, o projeto permite à companhia celebrar parcerias e sociedades com empresas públicas ou privadas, visando, entre outros propósitos, “o fortalecimento da capacidade operacional e o atendimento às demandas dos serviços de saneamento”, de acordo com o texto.

Outra mudança é a alteração do objeto social da Caesb para incluir a geração e comercialização de gás e energia elétrica entre as atividades econômicas que pode exercer. Sociedade de economia mista de capital fechado, a Caesb é uma empresa pública que pertence ao Distrito Federal.

O deputado Pastor Daniel de Castro (PP) ressaltou que o tema levou à contrução de consenso entre base e oposição ao governo. Já o decano da Casa, Chico Vigilante (PT), enfatizou que a norma garante que a companhia siga como empresa pública. “Se não votássemos a lei, abriria a possibilidade de licitar o sistema de águas e esgotos em 2032”, alertou. Para o parlamentar, a consequência desse cenário seria a concessão do sistema de águas e esgoto para um grupo estrangeiro, que fixaria taxas altas e demitiria os empregados públicos.

A aprovação da norma na forma do substitutivo despertou comemorações na galeria do plenário. “Nós como parlamentares passamos, o presidente da Caesb passa, mas vocês — empregados da Caesb —, ficam”, enalteceu o parlamentar Fábio Felix (Psol). Membros da diretoria da empresa compareceram à sessão e foram elogiados pelos distritais pela abertura para o diálogo.


*Agência CLDF

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEITORES ONLINE

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Destaque da Semana

CONHEÇA TAMBÉM

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.