-
Home / Brasil / Com 1,3 bilhão de refeições desperdiçadas por dia, educação ambiental passa a ser pilar essencial

Com 1,3 bilhão de refeições desperdiçadas por dia, educação ambiental passa a ser pilar essencial

Alimentos que têm o lixo como destino poderiam ser utilizados no combate à fome com apoio da indústria e varejo

Reduzir o desperdício de alimentos é um dos maiores desafios da sociedade moderna. Somente no Brasil, segundo relatório divulgado em 2024 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o mundo desperdiça mais de 1 bilhão de refeições por dia. A ONU ainda estima que do total de alimentos que são produzidos a nível global para consumo humano cerca 17% se perde entre a colheita e as prateleiras dos supermercados anualmente.


“Mais que estar consciente, é preciso atuar no enfrentamento do desperdício de alimentos e, consequentemente, no combate à fome. A indústria e o varejo são uma das partes para essa transformação, que deve estar cada vez mais engajada com as questões socioambientais. A Educação Ambiental surge como um dos pilares para que todos os setores atuem de maneira efetiva nesta empreitada, olhando de forma responsável para práticas mais conscientes e para o cumprimento efetivo da agenda ESG”, reforça Alcione Pereira, CEO e fundadora da Connecting Food – primeira foodtech brasileira especializada em conectar alimentos que seriam descartados por empresas a Organizações da Sociedade Civil.


Para além dos problemas sociais atrelados, já que hoje o Brasil tem 20 milhões de pessoas enfrentando a insegurança alimentar, o desperdício de alimentos também traz danos para o meio ambiente. Isso porque, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), estima-se que a perda e o desperdício de alimentos causem entre 8 e 10% das emissões dos gases responsáveis pelo aquecimento global.

Reparar os danos causados ao meio ambiente ao longo das décadas, em decorrência do descarte de alimentos, é um trabalho árduo que requer, sobretudo, o compromisso e a consciência da indústria e do varejo de alimentos. A Educação Ambiental no meio corporativo vem sendo uma alternativa para contribuir na construção de negócios mais sustentáveis comprometidos com o futuro do planeta.


“É imprescindível que toda a cadeia de produção esteja engajada, desde o plantio até a venda ao consumidor. Ter consciência ambiental e colocá-la em prática é uma condição para qualquer empresa que queira verdadeiramente ser mais responsável. É desse modo que se evitam perdas e, consequentemente, prejuízos financeiros para o próprio negócio, além de mudar a percepção do consumidor, trazendo resultados mais favoráveis para a reputação da organização e para o cenário socioambiental”, destaca a CEO.


Sobre a Connecting Food:

Fundada em 2016 pela engenheira de alimentos Alcione Pereira, a Connecting Food é a primeira foodtech brasileira especializada em conectar alimentos que seriam descartados por empresas, mas ainda são bons para o consumo, a Organizações da Sociedade Civil. Atualmente, atende quase 700 OSCs presentes nas 27 unidades federativas do país. Até o momento, a empresa já auxiliou na redistribuição de 14 mil toneladas de alimentos que seriam desperdiçados, garantindo o complemento de mais de 25 milhões de refeições. Entre o portfólio de clientes estão: GPA, iFood, Assaí Atacadista, Proença Supermercados, Nestlé, Bauducco e Danone. Saiba mais sobre a empresa clicando aqui.

Siga nossas redes sociais: Facebook Instagram.


Fato Novo com informações e imagens: Connecting Food

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEITORES ONLINE

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Destaque da Semana

CONHEÇA TAMBÉM

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.