-

Com mais de 27 mil formandos, RenovaDF transforma vidas e abre portas para o mercado de trabalho

Esperança e recomeço são palavras frequentemente associadas aos programas de capacitação profissional promovidos pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Isso se aplica também ao RenovaDF, que foi criado em 2021 e é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF). Até agora, a iniciativa já formou mais de 27 mil pessoas no curso de auxiliar de manutenção, servindo como uma porta de entrada para o mercado de trabalho e, principalmente, para a transformação de vidas.

Um exemplo é o assessor técnico Leonardo Edson Domingos, de 47 anos. Natural de Itajubá, em Minas Gerais, ele chegou à capital federal no início do ano passado e enfrentou um período em situação de rua. Sua vida começou a mudar meses depois, quando conseguiu uma vaga em um abrigo da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) e conheceu o RenovaDF. “Foi lá que consegui uma base para entrar no mercado de trabalho. Não tinha conhecimento em manutenção, mas aprendi muito”, relata, lembrando que concluiu a formação em outubro de 2024.

No mês seguinte, Leonardo recebeu outra boa notícia: foi um dos 15 selecionados pelo GDF para atuar em uma secretaria. “Fiquei extremamente feliz. Lembro de ter passado aqui e pensado ‘um dia vou me formar e trabalhar aqui’. Mas Deus é tão maravilhoso que colocou alguém para nos ajudar em nossa vulnerabilidade e me deu essa oportunidade. O sonho de trabalhar aqui aconteceu antes do que eu esperava”, comemora.

Atualmente, ele está lotado na Agência do Trabalhador da Asa Norte, vinculada à Sedet-DF. “Para mim, é uma grande riqueza trabalhar com atendimento ao público. Sinto a necessidade de servir, assim como fui servido, retribuindo a ajuda que recebi”, destaca. Graças ao emprego, ele retomou os estudos e atualmente cursa serviço social.

“Meu sonho é me formar assistente social para ajudar os outros e viabilizar as políticas públicas, pois acredito na recuperação do ser humano. Os programas do Distrito Federal me ajudaram e têm ajudado muitas pessoas”, afirma Leonardo. “Não tinha perspectiva de voltar a estudar, mas com as oportunidades que tive aqui, tudo começou a dar certo. Brasília tem sido uma cidade muito boa para mim.”

Para Gustavo Rocha, secretário-chefe da Casa Civil e coordenador da Política Distrital para a População em Situação de Rua, o depoimento de Leonardo é uma prova do impacto das iniciativas governamentais. “Temos coordenado ações que oferecem oportunidades reais para pessoas em situação de rua. O RenovaDF e a Agência do Trabalhador são exemplos de programas que unem capacitação, dignidade e reinserção social, permitindo que cidadãos reconstruam seus projetos de vida com autonomia e esperança”, enfatiza.

Transformação Social

Criado para combater o desemprego e promover a capacitação profissional, o RenovaDF se consolidou como um modelo eficaz de formação cidadã e desenvolvimento urbano. A iniciativa já possibilitou a reforma de mais de três mil equipamentos públicos em diversas regiões administrativas, como Ceilândia, Plano Piloto, Planaltina, Guará e Recanto das Emas, com ações em praças, quadras, paradas de ônibus e parques infantis.

Ananda Santos, 27 anos, conheceu o programa em 2020, durante o lançamento da primeira edição, e conseguiu uma vaga neste ano. Em pouco mais de um mês de aulas, ela já sente que sua vida está mudando. Atualmente desempregada, Ananda planeja ingressar na faculdade e continuar se capacitando na área, com a esperança de um dia voltar como instrutora.

“É uma experiência bem diferente do que eu estava acostumada. Trabalhei como operadora de caixa e garçonete, e nunca pensei em atuar nessa área. Agora, estou considerando fazer faculdade de engenharia civil. Os professores nos incentivam muito”, comenta Ananda, que acredita que a formação também promove a autonomia: “Antes, eu não sabia nem trocar uma lâmpada direito; agora, já estou pensando em pintar as paredes da minha casa e arrumar algumas coisas. É muito bom aprender várias habilidades.”

A esperança de conseguir um novo emprego também levou Natália Gomes, 27 anos, a buscar uma vaga no 3º ciclo deste ano. Moradora do Recanto das Emas, ela relata que nunca se interessou por manutenção, mas agora suas perspectivas mudaram: Natália está traçando planos e metas na área da construção civil, dando continuidade ao aprendizado proporcionado pelo GDF.

“Nunca tive contato com nada desse tipo, apenas observava meu pai reformando a casa. Agora, já estou pensando em fazer um curso técnico para me aprofundar ainda mais no assunto”, diz Natália. Para ela, o programa demonstra que o setor está aberto a todos, especialmente ao público feminino e a pessoas de todas as idades. “Oferece oportunidades para mulheres, homens, idosos, estrangeiros e pessoas em situação de rua. Abrange um grande número de pessoas e abre uma variedade de possibilidades para retornar ao mercado de trabalho, além de oferecer auxílio financeiro, que é muito útil para os alunos.”

Ananda e Natália estão na mesma turma do 3º ciclo de 2025. Atualmente, o grupo está dedicado à reforma da quadra poliesportiva da EQNM 34/36, em Taguatinga. Os trabalhos começaram neste mês, com a manutenção dos alambrados. Os alunos são supervisionados pelo instrutor e têm a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, realizando melhorias que beneficiarão toda a comunidade.

O Programa

O RenovaDF é especialmente voltado para pessoas desempregadas e em situação de vulnerabilidade social. O curso de auxiliar de manutenção é oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai), com duração de 240 horas, equivalentes a três meses, com aulas de quatro horas diárias de segunda a sexta-feira. Os participantes recebem um kit completo de uniforme, equipamentos de proteção individual, lanche diário, bolsa-benefício no valor de um salário mínimo, auxílio-transporte e seguro contra acidentes pessoais.

Para se inscrever, é necessário: ser pessoa física, brasileiro nato ou naturalizado, ou estrangeiro com situação regular no país, estar desempregado em busca de nova qualificação ou requalificação na área da construção civil; ter mais de 18 anos; comprovar a situação de desemprego; e comprovar residência no DF. As inscrições para os próximos ciclos são divulgadas no site da Sedet-DF.

- -
LEITORES ONLINE:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque da Semana - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

LEITORES ONLINE