-
Home / GDF / Com mais de 4,6 mil procedimentos em seis meses, cresce a procura por DIU na rede pública do DF

Com mais de 4,6 mil procedimentos em seis meses, cresce a procura por DIU na rede pública do DF

“Foi a melhor decisão da minha vida.” Assim Luziane Sousa, de 29 anos, descreve sua experiência com o dispositivo intrauterino (DIU). Mãe de cinco filhos, ela buscou a Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 do Recanto das Emas em busca de um método contraceptivo seguro e duradouro. “Passei por muito sofrimento. Agora, após três anos de uso, está tudo perfeito”, conta a lavradora, aliviada pela praticidade do dispositivo.

Aos 18 anos, Lara Alves também optou pela inserção do DIU. “Não quero ter filhos agora. Minha prima colocou e me recomendou. Fiz o procedimento e foi tranquilo. Apenas um leve incômodo no momento, mas depois passou”, relata.

Casos como o de Luziane e Lara estão se tornando cada vez mais comuns. Dados do InfoSaúde mostram que, entre 2021 e 2025, houve mais de 22 mil atendimentos relacionados à inserção de DIU. Somente no primeiro semestre deste ano, mais de 4,6 mil mulheres já realizaram o procedimento.

“O aumento na procura está ligado à confiança no método e ao maior acesso, especialmente com a inclusão de enfermeiros para realizar a inserção”, explica Dalton Dean, enfermeiro da UBS 1 do Recanto das Emas.

Método seguro e eficaz

O DIU oferecido pela Secretaria de Saúde (SES-DF) é do tipo cobre, com eficácia de 99,4% e duração de até 12 anos. Por não conter hormônios, é indicado para mulheres que apresentam contraindicações ao uso de contraceptivos hormonais, como em casos de trombose ou efeitos adversos com pílulas. Segundo Dean, o procedimento é rápido e o desconforto geralmente é leve. “A maioria das pacientes sente apenas cólicas moderadas, que podem ser controladas com medicação”, esclarece.

A escolha do método é feita de forma individual. Antes da inserção, as pacientes passam por uma avaliação obstétrica e ginecológica para determinar a adequação do dispositivo. Quando necessário, são sugeridos outros métodos, como anticoncepcionais orais ou preservativos. A assinatura de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) é obrigatória. Para menores de idade, o procedimento só é realizado com a autorização do responsável legal.

Público-alvo

O DIU é recomendado para mulheres que já iniciaram a vida sexual, a partir dos 14 anos, com ciclo menstrual regular e sem fluxo intenso. “É uma ótima opção para quem esquece de tomar pílulas ou não quer depender de medicações contínuas”, destaca o enfermeiro.

A praticidade foi o que conquistou a atendente Kelen Santos, de 40 anos. “Já tenho quatro filhos e não pretendo ter mais. Coloquei o DIU e é o melhor método para mim. É seguro, fácil e deveria ser ainda mais divulgado”, opina.

A inserção do DIU está disponível em mais de 130 UBSs do DF. Para ter acesso, a interessada deve procurar sua unidade de referência, que pode ser encontrada ao digitar o CEP residencial no site Busca Saúde UBS. O dispositivo também pode ser inserido imediatamente após o parto, na maternidade, ajudando a prevenir gestações não planejadas logo após o nascimento do bebê.

Além do DIU, a SES-DF oferece diversos métodos contraceptivos gratuitos, como pílulas e injeções anticoncepcionais, pílulas de emergência, preservativos masculinos e femininos, diafragma, laqueadura e vasectomia. A escolha do método é acompanhada por profissionais da equipe de Saúde da Família (eSF).

Com informações da Secretaria de Saúde

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEITORES ONLINE

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Destaque da Semana

CONHEÇA TAMBÉM

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.