-
Home / GDF / Com recorde de público, Ceilândia recebe palestras sobre proteção à mulher

Com recorde de público, Ceilândia recebe palestras sobre proteção à mulher

A maior região administrativa do Distrito Federal também teve a maior participação no Ciclo de Palestras dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública, promovido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF). O evento, realizado nesta terça-feira (9), reuniu 420 pessoas em Ceilândia, tornando-se o maior público desta edição até o momento.

Essa ação faz parte do eixo Mulher Mais Segura do programa Segurança Integral e integra a campanha Agosto Lilás, que visa conscientizar sobre o fim da violência contra a mulher. O encontro contou com o apoio dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) de Ceilândia e do Sol Nascente/Pôr do Sol, regiões que enfrentam desafios significativos, mas também possuem redes comunitárias de apoio muito fortes.

“O engajamento da comunidade de Ceilândia neste ciclo demonstra a disposição para colaborar na proteção das mulheres. A violência doméstica não é invisível; ela afeta o cotidiano de muitas famílias. É fundamental levar informação, acolhimento e orientação jurídica e psicológica para romper esse ciclo. Este trabalho começou no Agosto Lilás, mas deve continuar ao longo do ano”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.

A programação contou com especialistas da SSP-DF, forças de segurança, Ministério Público do DF, Secretaria da Mulher, Sebrae e representantes da sociedade civil. Foram discutidos temas como tipos de violência doméstica, empoderamento feminino, autonomia econômica e emocional, redes de acolhimento e canais de denúncia.

“Nosso objetivo é transformar essa mobilização em mudanças reais para essas comunidades”, disse Paulo André Vieira Monteiro, subsecretário dos Conselhos Comunitários de Segurança. Ele destacou a importância do ciclo ao colocar a violência de gênero em evidência no debate público. “Hoje realizamos um evento significativo para Ceilândia, uma região estratégica no combate à violência contra a mulher. Com a colaboração dos três Consegs locais, conseguimos reunir um público diverso — estudantes, comunidade LGBTQIAP+, idosos e moradores em geral.”

A moradora de Ceilândia, Joceni Assis, enfatizou a importância da participação da comunidade. “Achei muito interessante esse trabalho, pois sei que muitas mulheres enfrentam a violência. Algumas se calam por medo, outras por dependência financeira. É essencial que tenhamos esse conhecimento e que o compartilhemos, mostrando que não somos inimigas, mas sim amigas das mulheres.”

Sobre o ciclo

O I Ciclo de Palestras dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública é uma das principais iniciativas do eixo Mulher Mais Segura, focado na prevenção da violência de gênero e na ampliação da rede de proteção às mulheres. A proposta é oferecer formação prática, acessível e descentralizada em diferentes regiões administrativas, mantendo um diálogo direto com as comunidades.

A edição em Ceilândia foi a terceira deste ano. Antes, o ciclo ocorreu na Cidade Estrutural e em Vicente Pires. A próxima parada será no Guará, em 30 de setembro.

Próximos encontros confirmados:

  • 30 de setembro – Guará
  • 9 de outubro – Gama
  • 23 de outubro – São Sebastião

Com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF).

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEITORES ONLINE

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Destaque da Semana

CONHEÇA TAMBÉM

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.