-
Home / Entorno / Compra Fantasma: PCGO desarticula organização criminosa especializada em fraudes empresariais em Aparecida de Goiânia

Compra Fantasma: PCGO desarticula organização criminosa especializada em fraudes empresariais em Aparecida de Goiânia

A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo Especial de Investigações Criminais (Geic) de Aparecida de Goiânia – 2ª DRP, realizou nesta terça-feira (1º) a Operação Compra Fantasma, que culminou no cumprimento de três mandados de prisão e cinco de busca e apreensão em endereços localizados nas cidades de Aparecida de Goiânia e Goiânia. A operação, fruto de uma investigação que durou 12 meses, teve como objetivo desmantelar uma organização criminosa especializada em fraudes contra empresas do setor comercial, causando um prejuízo estimado em R$ 235 mil.

As investigações identificaram um esquema altamente sofisticado que envolvia a manipulação de sistemas internos de gestão empresarial. Os criminosos realizavam alterações não autorizadas em processos críticos, como o lançamento de pedidos de compras fictícios ou a inclusão de itens não aprovados em solicitações legítimas. Essas práticas criavam oportunidades para o desvio de recursos. Além disso, foi detectado um padrão de superfaturamento sistemático, com valores de produtos sendo manipulados para exceder os preços de mercado. Também houve alterações irregulares em condições e prazos de pagamento, realizadas sem autorização formal.

O grupo contava com a colaboração de fornecedores, que emitiam notas fiscais com valores fraudulentos, ajustados para corresponder às manipulações feitas nos sistemas. Havia ainda adulterações em documentos fiscais, realizadas posteriormente, com o intuito de esconder as irregularidades. Alterações em pedidos de compras, mesmo após sua aprovação inicial, tornavam mais difícil identificar as fraudes e demonstravam o alto nível de organização do grupo.

Os suspeitos detidos responderão por estelionato qualificado, associação criminosa e falsificação de documentos.