-
Home / Geral DF / Concorrente do Google? Europa se prepara para lançar novo buscador

Concorrente do Google? Europa se prepara para lançar novo buscador

A Ecosia e a Qwant, empresas europeias de mecanismos de busca, se uniram para desenvolver um novo buscador para a população da Europa. As duas entidades formaram a European Search Perspectives (EUSP), sediada em Paris, e pretendem lançar a nova ferramenta no ano que vem para competir com o Google e o Bing.

Entenda:

  • Um novo buscador europeu está sendo desenvolvido pela European Search Perspectives (EUSP), formada pela Ecosia e a Qwant;
  • ferramenta – com lançamento previsto para o ano que vem – vai competir com o Google e o Bing, responsáveis por cerca de 99% dos resultados de buscas na Europa;
  • O projeto busca reduzir a dependência dos buscadores norte-americanos e oferecer mais segurança, privacidade e práticas ambientalmente sustentáveis;
  • O buscador da EUSP vai contar com conjuntos de dados do Google e do Bing, e será disponibilizado a outros mecanismos independentes e empresas de tecnologia.

Como informado pela EUSP, Google e Bing são responsáveis por cerca de 99% dos resultados de buscas em toda a Europa. Visto que os dois mecanismos pertencem a empresas sediadas nos Estados Unidos, a nova parceria visa fortalecer a presença europeia no mercado e oferecer segurança de dados, proteção de privacidade e práticas ambientalmente sustentáveis.

Novo buscador europeu vai competir com Google e Bing

Em entrevista à Euronews Next, Christian Kroll, CEO da Ecosia, apontou que “para a sociedade europeia, especialmente considerando os resultados das eleições nos EUA, o estado atual da tecnologia nessa área é que, se os Estados Unidos decidirem retirar a tecnologia americana da Europa [e] não nos derem mais acesso, teremos que voltar às listas telefônicas.”

Ainda que o novo buscador vá competir com os mecanismos norte-americanos, as empresas não devem oferecer “um conjunto de ferramentas tão grande quanto o Google. Mas acreditamos fortemente que no lado da pesquisa, e especialmente com a oportunidade da inteligência artificial, podemos fornecer uma tecnologia forte o suficiente”, disse Olivier Abecassis, CEO da Qwant, também à Euronews Next.

A equipe pretende usar a tecnologia do Google e do Bing para desenvolver o novo buscador – já que as duas empresas tiveram que tornar seus conjuntos de dados acessíveis graças ao Digital Markets Act (DMA). Após seu lançamento, o buscador da EUSP será disponibilizado a outros mecanismos independentes e empresas de tecnologia.


Fonte: Olhar Digital
Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEITORES ONLINE

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Destaque da Semana

CONHEÇA TAMBÉM

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.