O Instituto Brasília Ambiental realizará, na quinta-feira (31) e na sexta-feira (1º/8), a 2ª Conferência Distrital de Unidades de Conservação (CDUC). Este ano, o evento celebra os 15 anos do Sistema Distrital de Unidades de Conservação (SDUC) e reunirá servidores públicos, ambientalistas, estudantes, gestores, pesquisadores e representantes da sociedade civil para discutir conquistas, desafios e futuras ações na proteção das áreas preservadas do Distrito Federal. A conferência ocorrerá na quinta-feira no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e, na sexta, no Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB).
O evento incluirá mesas redondas, palestras, sessões de diálogo e exposições de painéis. Além disso, haverá cinco oficinas temáticas desenvolvidas em parceria com o Projeto de Avaliação e Fortalecimento do Sistema de Unidades de Conservação Distrital e Estudo de Parcerias Público-Privadas e Público-Comunitárias, do CDS/UnB.
A vice-governadora do DF, Celina Leão, comentou: “O Sistema Distrital de UCs demonstra que a gestão participativa e o conhecimento técnico são fundamentais para preservar nossos recursos naturais e aumentar o acesso público a esses espaços.”
Rôney Nemer, presidente do Instituto Brasília Ambiental, destacou que a 2ª CDUC representa
“uma oportunidade única para construir redes de colaboração, compartilhar experiências e pensar em soluções que assegurem a proteção e o uso sustentável das áreas protegidas.”
A Conferência Distrital de Unidades de Conservação foi estabelecida como parte do Calendário Oficial de Eventos do Brasília Ambiental, por meio da Instrução nº 13/2025, e tem como objetivo criar um espaço permanente de diálogo sobre as unidades de conservação do Distrito Federal, fortalecendo as redes de atuação nas áreas protegidas. Outro propósito é reforçar as ações entre diferentes atores da sociedade civil organizada, do meio científico e da Administração Pública que lidam com as unidades de conservação do DF.
Programação da Conferência
Quinta-feira (31)
- 7h30: Recepção de participantes, palestrantes e autoridades
- 8h30: Mesa de abertura
- 9h: Papo ambiental – “Caminho se faz caminhando: 15 anos do Sistema Distrital de Unidades de Conservação (SDUC)”, com Marcela Versiani (Brasília Ambiental)
- 9h40: Café com Prosa
- 10h10: Mesa redonda “O clima mudou! O manejo também vai mudar?”, com André Luiz Farias de Souza (Secretaria de Meio Ambiente), Isabel Belloni Schmidt (UnB) e João Paulo Morita (ICMBio)
- 11h30: Mesa redonda “Resgate, reabilitação e destinação da fauna silvestre: Desafios e caminhos no cerrado do DF”, com Thiago Marques de Lima (HFAUS), Adelino José de Oliveira Jr. (BPMA) e Júlio César Montanha da Silveira Soares (Cetas/Ibama)
- 14h30: Papo ambiental “Caminho se faz caminhando: participação social em unidades de conservação”, com Claudio Maretti (consultor internacional)
- 16h: Sessão de conversa “Com ciência, com afeto: Educação ambiental e participação social em unidades de conservação”, com Edjane Amaral Silva (Secretaria de Educação do DF), Guilherme Rosa Guedes (Programa Parque Educador), Wendel Vanderlei Lopes (Projeto Produtor de Água no Pipiripau), Aristides Costa e Thiago Henrique Menezes (Parque Ecológico Riacho Fundo) e João Carlos Machado (Caminhos do Planalto Central).