No Dia Internacional da Juventude, os jovens do Distrito Federal celebraram a posse do Conselho de Juventude do DF (Conjuve-DF). A solenidade, coordenada pela Secretaria da Família e Juventude (SEFJ-DF), ocorreu na tarde desta terça-feira (12), reunindo representantes do governo e da sociedade civil.
“A posse do Conselho de Juventude do DF, neste Dia Mundial da Juventude, é um marco essencial para o futuro de nossa cidade.”
— Celina Leão, vice-governadora
“A posse do Conselho de Juventude do DF, neste Dia Mundial da Juventude, marca um passo importante para o futuro da nossa cidade. É a realização do nosso compromisso de dar voz aos jovens, discutindo questões relevantes que se transformem em políticas públicas efetivas. Acreditamos no potencial da juventude e continuaremos a trabalhar para que todos possam exercer seu protagonismo e construir um Distrito Federal mais promissor”, afirmou a vice-governadora Celina Leão.
O conselho foi reativado pela SEFJ-DF após 11 anos sem atividades. Em junho deste ano, dois mil jovens de 16 a 29 anos se inscreveram no colégio eleitoral e participaram da primeira eleição direta do Conjuve-DF. Seis representantes da sociedade civil foram escolhidos por voto, colocando a capital federal na vanguarda da criação de um conselho de juventude com a participação juvenil.
“Quando assumimos a secretaria, tínhamos o desafio de revitalizar o Conselho de Juventude do Distrito Federal e inovamos ao incluir representantes eleitos pelos jovens. Hoje, temos os primeiros conselheiros do país escolhidos diretamente”, destacou o secretário da Família e Juventude do DF, Rodrigo Delmasso.
Além da SEFJ-DF, outras sete secretarias fazem parte do Conjuve: Governo, Esporte e Lazer, Justiça e Cidadania, Educação, Cultura e Economia Criativa, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda e Mulher. Uma cadeira é reservada para um representante da Câmara Legislativa do DF, conforme a Lei 7.529 de 2024 que institui o Conjuve-DF.
“A união da juventude traz troca de conhecimentos, e o Estado deve trabalhar em conjunto com o terceiro setor e a sociedade civil, pois vocês estão na linha de frente e precisamos de indicadores. Vocês estão aqui dedicando tempo para fazer a diferença”, afirmou a secretária da Mulher, Giselle Ferreira.
A presença das secretarias também visa aumentar a participação dos jovens nas ações já existentes. “A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) possui projetos voltados aos jovens, e acredito que o conselho nos ajudará a divulgar essas iniciativas, permitindo que eles se insiram no mercado de trabalho através de atividades culturais”, revelou Élvia Pereira, conselheira indicada pela Secec-DF.
Próximos passos
O Conjuve-DF inicia suas atividades nesta quarta-feira (13) com a primeira reunião, onde serão discutidas as ações iniciais. Com o nervosismo comum das primeiras experiências, Francisco Jean Barbosa, um dos seis conselheiros eleitos, compartilhou suas metas: “Quero ampliar as oportunidades para os jovens e aproximá-los do Poder Público. Muitos jovens me procuram para apontar as mudanças necessárias.”
A SEFJ-DF planeja apresentar e aprovar o Plano Distrital da Juventude ao Conjuve-DF e colaborar na criação de conselhos regionais de juventude nas diversas regiões administrativas do DF.
O Conselho de Juventude
O Conjuve-DF é um órgão colegiado, consultivo, propositivo e de monitoramento. Sua principal função é auxiliar na formulação e fiscalização das políticas públicas de juventude no Distrito Federal. O conselho é composto por 18 membros, com mandato de dois anos, sendo permitida uma única recondução. A lei exige a paridade de gênero e reserva 20% das vagas para pessoas negras. O colegiado é formado por nove representantes do Poder Público (incluindo o dirigente do órgão gestor de políticas de juventude e representantes de outros órgãos públicos do DF) e nove representantes da sociedade civil (três estudantes e seis membros eleitos).
Com informações da SEFJ