-
Home / GDF / Consulta pública debate parceria com terceiro setor para preservação de unidades de conservação do DF

Consulta pública debate parceria com terceiro setor para preservação de unidades de conservação do DF

O Instituto Brasília Ambiental realizou, nesta quarta-feira (27), uma reunião aberta para apresentar os detalhes da parceria que pretende estabelecer com o terceiro setor para desenvolver atividades de apoio à conservação e à educação ambiental voltadas a crianças e adolescentes em unidades de conservação distritais sob a gestão da autarquia.

O encontro contou com a presença do presidente do Instituto, Rôney Nemer; da superintendente de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água, Marcela Versiani; e do coordenador da Comissão de Seleção e Habilitação do Chamamento Público, Fernando de Medeiros, além de servidores e representantes da sociedade civil organizada.

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, enfatizou a importância de envolver a comunidade no debate sobre a proposta que busca selecionar organizações responsáveis por atividades educativas nas áreas geridas pelo Brasília Ambiental. “É uma oportunidade de escutar a população e, assim, oferecer atividades educativas ambientais de maneira eficaz, permitindo que aprendam e contribuam cada vez mais para a preservação ambiental”, declarou.

Na primeira parte do encontro, foram apresentados ao público os motivos do chamamento, a base legal, as diretrizes e as etapas previstas para o desenvolvimento da chamada pública. Em seguida, foi aberto um espaço para que os participantes pudessem opinar e sugerir critérios de avaliação. “As atividades realizadas em nossas unidades de conservação são essenciais, tanto para o órgão ambiental quanto para aqueles que executam as ações e para a sociedade, que se beneficia diretamente do conhecimento sobre o meio ambiente. O objetivo do chamamento é estabelecer regras claras sobre o que pode ser feito, garantindo também a aprovação dos órgãos de controle”, explicou Rôney Nemer.

O chamamento público abrangerá os parques ecológicos Águas Claras, Cortado (Taguatinga), Pioneiros (Candangolândia), Lago Norte e Três Meninas (Samambaia). As organizações da sociedade civil (OSCs) selecionadas poderão utilizar as instalações das unidades para armazenamento de materiais e apoio logístico em suas iniciativas.

As contribuições e sugestões — tanto para a inclusão de novas atividades quanto para a exclusão ou alteração de propostas — podem ser enviadas até 12 de setembro para o e-mail sucon@ibram.df.gov.br.

Com informações do Instituto Brasília Ambiental

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEITORES ONLINE

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Destaque da Semana

CONHEÇA TAMBÉM

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.