O Instituto Brasília Ambiental realizou, nesta quarta-feira (27), uma reunião aberta para apresentar os detalhes da parceria que pretende estabelecer com o terceiro setor para desenvolver atividades de apoio à conservação e à educação ambiental voltadas a crianças e adolescentes em unidades de conservação distritais sob a gestão da autarquia.
O encontro contou com a presença do presidente do Instituto, Rôney Nemer; da superintendente de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água, Marcela Versiani; e do coordenador da Comissão de Seleção e Habilitação do Chamamento Público, Fernando de Medeiros, além de servidores e representantes da sociedade civil organizada.
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, enfatizou a importância de envolver a comunidade no debate sobre a proposta que busca selecionar organizações responsáveis por atividades educativas nas áreas geridas pelo Brasília Ambiental. “É uma oportunidade de escutar a população e, assim, oferecer atividades educativas ambientais de maneira eficaz, permitindo que aprendam e contribuam cada vez mais para a preservação ambiental”, declarou.
Na primeira parte do encontro, foram apresentados ao público os motivos do chamamento, a base legal, as diretrizes e as etapas previstas para o desenvolvimento da chamada pública. Em seguida, foi aberto um espaço para que os participantes pudessem opinar e sugerir critérios de avaliação. “As atividades realizadas em nossas unidades de conservação são essenciais, tanto para o órgão ambiental quanto para aqueles que executam as ações e para a sociedade, que se beneficia diretamente do conhecimento sobre o meio ambiente. O objetivo do chamamento é estabelecer regras claras sobre o que pode ser feito, garantindo também a aprovação dos órgãos de controle”, explicou Rôney Nemer.
O chamamento público abrangerá os parques ecológicos Águas Claras, Cortado (Taguatinga), Pioneiros (Candangolândia), Lago Norte e Três Meninas (Samambaia). As organizações da sociedade civil (OSCs) selecionadas poderão utilizar as instalações das unidades para armazenamento de materiais e apoio logístico em suas iniciativas.
As contribuições e sugestões — tanto para a inclusão de novas atividades quanto para a exclusão ou alteração de propostas — podem ser enviadas até 12 de setembro para o e-mail sucon@ibram.df.gov.br.
Com informações do Instituto Brasília Ambiental