-
Home / GDF / Crianças visitam horto agroflorestal da Vigilância à Saúde

Crianças visitam horto agroflorestal da Vigilância à Saúde

Olhares curiosos e entusiasmados marcaram a primeira visita guiada ao Horto Agroflorestal Medicinal e Biodinâmico (Hamb), da Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS), na sexta-feira (1º). As crianças, filhos e sobrinhos de servidores da Secretaria de Saúde (SES-DF), aproveitaram a manhã para explorar mais sobre o mundo das plantas. Elas aprenderam sobre ervas medicinais, árvores frutíferas, hortaliças e plantas alimentícias não convencionais (Pancs), além de ajudarem a identificar as espécies com placas.

“A ideia surgiu para convidar as crianças durante as férias a vivenciarem a experiência de estarem mais próximas da natureza, afastando um pouco o celular, a televisão e o computador, e mostrando a importância do contato direto com a terra e os benefícios que ela nos traz em termos de saúde”, explicou a nutricionista Lucilene Bentes, da Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde (Gvdantps).

“Esse contato com alimentos frescos, colhidos diretamente do pé e livres de agrotóxicos, impacta diretamente na saúde dessas crianças e de suas famílias”, destacou. Entre as plantas cultivadas no horto estão alecrim, lavanda, guaco, carqueja, erva cidreira, hortelã, arruda, tomilho e alfavaca.

Andrielle Haddad, nutricionista da Gvdantps, levou sua filha Maria Clara, de 6 anos, para participar da atividade. “É uma maneira de passar adiante a cultura dos avós e de resgatar nossas origens culturais e alimentares”, contou. Maria Clara aprendeu na prática sobre os cuidados com as plantas, colocou a mão na terra e ajudou no plantio de hortaliças, além de conhecer os benefícios de um horto.

O subsecretário de Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos, acompanhou a visita: “Queremos que este espaço seja realmente um ambiente familiar.” “Eu gosto de cheirar e provar as plantinhas que já conheço”, disse a menina, enquanto regava as alfaces que acabara de plantar. “Minha preferida é o boldo, mesmo sendo amargo. Minha mãe faz chá de hortelã, guaco e erva-cidreira quando fico gripada. É muito legal.”

Aline Lobo, coordenadora da equipe, comentou sobre a importância do projeto: “Ajuda a ensinar as crianças sobre biodiversidade, manuseio, plantio e descarte correto de resíduos, além de promover essa interação.” O horto recebeu da empresa Sustentare e Saneamento a doação de 500 mudas, incluindo manjericão, beterraba, alface, salsa, cebolinha, couve, jiló, rúcula, manjericão e tomilho.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEITORES ONLINE

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Destaque da Semana

CONHEÇA TAMBÉM

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.