A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) lançou, na manhã desta sexta-feira (17/10), a operação Clausura, com o propósito de cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra indivíduos investigados por tráfico de drogas e associação para o tráfico, no município de Cristais, na região Centro-Oeste do estado. Durante a ação, duas prisões temporárias foram realizadas e armas foram confiscadas.
A investigação teve início em 8 de setembro deste ano, após a prisão em flagrante de um suspeito pela Polícia Militar, que mantinha em sua residência uma grande quantidade e variedade de entorpecentes. Na ocasião, foram apreendidos 84 papelotes de cocaína, 178 pedras de crack, 262 buchas de maconha e um tablete prensado da mesma substância, com peso aproximado de 900 gramas.
Após essa prisão, a PCMG começou a coletar informações que levaram à identificação de outros envolvidos na distribuição de drogas, especialmente na área central de Cristais. Durante o cumprimento dos mandados judiciais hoje, além das duas prisões, um dos suspeitos também foi autuado em flagrante por posse ilegal de armas de fogo e munições. Foram apreendidas duas armas, calibres 38 e 32, e 16 munições de calibre 38.
As investigações continuam em andamento, visando identificar e responsabilizar outros membros do grupo criminoso. A operação contou com a colaboração das equipes da Delegacia Regional em Campo Belo e da Delegacia em Cristais.