O curso de medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) obteve um excelente desempenho no Teste de Progresso do Consórcio Centro-Oeste, alcançando uma média de 73,5 pontos, superior à média geral das demais instituições participantes, que foi de 63,2 pontos. Este resultado reafirma a qualidade do ensino e o compromisso da Escs com a formação médica pública.
O teste de progresso é realizado anualmente com estudantes de todos os anos do curso de medicina das escolas do Consórcio Centro-Oeste, visando acompanhar o avanço do conhecimento ao longo da graduação. É uma ferramenta pedagógica para aprimoramento contínuo, permitindo a identificação de conquistas, desafios e oportunidades de melhoria. A avaliação ajuda alunos e instituições a reconhecerem o progresso coletivo e a fortalecerem a qualidade do ensino médico na região.
A diretora da Escs, Viviane Peterle, enfatiza que o sucesso no teste é resultado do esforço conjunto de professores e alunos. “Professores dedicados a práticas pedagógicas inovadoras e estudantes comprometidos em aprender com propósito constroem uma trajetória marcada pela excelência acadêmica”, observa. Para a diretora, “essa conquista é de toda a comunidade acadêmica e reitera o compromisso da Escs com a formação de profissionais de saúde competentes, éticos e humanizados, ao longo de seus 24 anos de história”.
Mais de 95% dos alunos da Escs participaram da avaliação, demonstrando engajamento e seriedade na construção coletiva do aprendizado. Claúdia Zaramella, gerente de avaliação do curso de medicina, explica que o desempenho da Escs no teste de progresso reflete a qualidade do ensino oferecido pela instituição. “Esse resultado prova que o trabalho pedagógico da escola, que integra teoria e prática, fomenta uma formação crítica e humanista, com um forte compromisso com o SUS, gerando resultados concretos e reconhecidos regionalmente.” A gerente acrescenta que “isso é um marco importante que solidifica a posição da Escs como referência em educação médica pública, inovadora e de excelência na região Centro-Oeste”.
Marcos Eduardo, estudante e presidente do Centro Acadêmico de Medicina da Escs, menciona que o projeto pedagógico desenvolvido ao longo de mais de duas décadas, o protagonismo dos alunos e as metodologias ativas aplicadas foram fundamentais para o resultado alcançado. “Todo esse esforço, junto à experiência dos nossos professores que atuam diretamente na rede pública, traz uma vivência valiosa para a formação dos estudantes, sustentando a excelência reconhecida da Escs, uma escola criada para o SUS e pelo SUS”, afirma o aluno.
Com um desempenho acima da média regional e uma ampla participação estudantil, a Escs reforça sua trajetória pautada pela excelência acadêmica e pelo compromisso contínuo na formação de profissionais de saúde competentes, éticos e humanizados.
Com informações da Fepecs








