Cerca de 450 toneladas de eletroeletrônicos foram devolvidas à sociedade de forma positiva por meio da coleta realizada nos pontos de entrega voluntária (PEVs) entre janeiro e julho deste ano. Esse resultado inédito é resultado do Acordo de Cooperação entre a Secretaria do Meio Ambiente (Sema-DF) e a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletrônicos e Eletrodomésticos (Abree). Com mais de 150 pontos espalhados pelo Distrito Federal, os PEVs são locais onde os cidadãos podem fazer um descarte consciente.
“Os equipamentos são doados para escolas, hospitais e comunidades em geral. Assim, o projeto beneficia a sociedade, remove lixo tóxico do meio ambiente e aumenta a vida útil dos produtos disponíveis para todos”, afirma Luciano Miguel, subsecretário de Gestão das Águas e Resíduos Sólidos.
A iniciativa promove a sustentabilidade por meio da logística reversa, reduzindo o impacto ambiental ao reutilizar produtos mesmo após o fim de sua vida útil. “Comparado a anos anteriores, temos perspectivas muito positivas”, celebrou Luciano Miguel.
“Acreditamos que, até 2025, podemos superar a marca de 750 toneladas recolhidas”, continua o gestor. “Essa é nossa grande expectativa, pois estamos removendo materiais do meio ambiente, evitando a contaminação do solo e das nascentes, e devolvendo esses recursos de forma benéfica.”
De acordo com Miguel, o objetivo é maximizar a destinação para reaproveitamento e remanufatura de equipamentos, incluindo CPUs, teclados, monitores, telefones, impressoras, pilhas, baterias, cabos, entre outros. “Isso é crucial, pois os equipamentos são doados, beneficiando escolas e hospitais, e assim o projeto ajuda a sociedade, remove lixo tóxico do ambiente e prolonga a vida útil dos produtos”, ressaltou.
Os PEVs estão localizados em áreas estratégicas e de grande movimento no DF, como rodoviárias, estações de metrô, unidades do Sesc, Sesi, Senac, Universidade de Brasília (UnB), parques ecológicos e órgãos públicos, como ministérios. A Sema-DF também realiza, em parceria, eventos de descarte para promover a conscientização.
Outra opção é a coleta em domicílio para descartes acima de 30 kg. Para isso, basta agendar gratuitamente com o operador responsável (Zero Impacto) através do formulário disponível ou pelo WhatsApp (61) 3301-3584, com agendamentos das 9h às 17h. Coletas abaixo de 30 kg serão avaliadas.
Acordo Responsável
É fundamental saber como descartar equipamentos eletrônicos, pois a falta de reciclagem pode contaminar o meio ambiente. O acordo entre a Sema-DF e a Abree atende às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), promovendo a logística reversa e compartilhando responsabilidades entre fabricantes, importadores, distribuidores e consumidores desses materiais. Nessa parceria, a Abree é responsável pela logística de coleta, transporte e destinação final adequada.
Equipamentos eletrônicos podem poluir o meio ambiente devido à presença de substâncias tóxicas, como polímeros antichama e metais pesados, incluindo mercúrio, chumbo e cádmio. O lixo tóxico aumenta em volume e dificulta a reciclagem, além de representar riscos à saúde humana. Para atender às exigências legais, a reciclagem transforma resíduos em matéria-prima, reintegrando-os à cadeia produtiva. Outros materiais também podem ser coletados nos PEVs, como medicamentos, óleo de cozinha, pneus, vidros, embalagens de agrotóxicos, chapas de exames de raio-x e embalagens de óleo lubrificante. Conheça os principais pontos de descarte disponíveis no DF.