-
Home / GDF / Detran-DF divulga calendário de licenciamento 2025

Detran-DF divulga calendário de licenciamento 2025

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) publicou, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira (4), o calendário de licenciamento anual de veículos para 2025. Proprietários de automóveis, reboques, semirreboques e outros veículos automotores registrados no DF devem prestar atenção aos prazos estabelecidos, que variam conforme o final da placa.

Segundo o cronograma:

  • Placas finais 1 e 2 – prazo até 30 de setembro;
  • Placas finais 3, 4 e 5 – prazo até 31 de outubro;
  • Placas finais 6, 7 e 8 – prazo até 30 de novembro;
  • Placas finais 9 e 0 – prazo até 31 de dezembro.

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico (CRLV-e) será disponibilizado ao proprietário, desde que não existam restrições, após a regularização de todos os débitos relacionados ao veículo, incluindo:

  • Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA);
  • Multas de trânsito e ambientais vencidas;
  • Taxa de licenciamento anual;
  • Outros débitos pendentes de serviços.

O documento pode ser acessado diretamente pelo Portal de Serviços do Detran-DF, pelo aplicativo Detran-DF Digital ou pela Carteira Digital de Trânsito (CDT — Senatran). A exigência do CRLV-e 2025 começa no mês seguinte ao prazo final de licenciamento. Assim, a partir de 1º de outubro, os veículos com placas finais 1 e 2 já devem exibir o documento válido deste exercício, seja em formato digital ou impresso em papel A4.

“A realização do licenciamento anual é essencial para assegurar que os veículos cumpram a legislação de trânsito e possam circular com segurança. Recomendamos aos proprietários que se organizem e regularizem os débitos dentro do prazo, evitando transtornos e penalidades. O CRLV-e é fácil de gerar pelos canais digitais e é válido em todo o território nacional,” ressaltou a diretora de Condutores e Veículos do Detran-DF, Bruna Pacheco.

O que diz a lei

Conforme o artigo 230, inciso V, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir um veículo não licenciado é uma infração gravíssima, sujeita a uma multa de R$ 293,47, adição de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e apreensão do veículo.

O artigo 232 do CTB determina que dirigir um veículo sem os documentos obrigatórios configura uma infração leve, com multa de R$ 88,38 e três pontos na CNH.

Desde janeiro de 2021, o licenciamento deixou de ser emitido no antigo modelo em papel-moeda verde. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) agora exige a emissão exclusivamente digital. Portanto, o proprietário de um veículo registrado no Distrito Federal deve acessar o documento pelo Portal de Serviços, pelo aplicativo Detran-DF Digital ou pela Carteira Digital de Trânsito (CDT), da Senatran.

O condutor também pode optar por imprimir o documento em papel A4. Ambas as versões têm validade legal e permitem a circulação em todo o território nacional.

Com informações do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEITORES ONLINE

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Destaque da Semana

CONHEÇA TAMBÉM

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.