-
Home / GDF / Dia do Assistente Social é marcado pelo protagonismo feminino

Dia do Assistente Social é marcado pelo protagonismo feminino

Na Secretaria de Desenvolvimento Social, 93% da categoria é composta por mulheres

Nesta quarta-feira (15), o Dia do Assistente Social foi celebrado com um café da manhã promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) no Centro de Capacitação e Treinamento (CTC) do Guará. Marcado pelo protagonismo feminino, o evento reuniu profissionais da área para ressaltar a importância do Serviço Social no Sistema Único de Assistência Social (Suas).

A celebração foi realizada em parceria com o Conselho Regional de Serviço Social do Distrito Federal (Cress-DF) e teve a presença de servidores do conselho, da Sedes e de instituições parceiras da pasta.

“O Serviço Social é uma profissão essencial para a construção de uma sociedade mais inclusiva e no caminho da garantia de direitos, e a Sedes reafirma seu compromisso em valorizar esse importante trabalho”; Ana Paula Marra, secretária de Desenvolvimento Social

Neste ano, o tema do encontro foi guiado pela mensagem “Nossa luta é anticapacitista”, no sentido de dar visibilidade às pessoas com deficiência. Capacitismo, na literatura acadêmica, é a discriminação e preconceito contra pessoas com deficiência ou necessidades especiais.

“O sentido do encontro foi promover a interação e reconhecimento entre esses profissionais. Isso, de alguma forma, valoriza a categoria”, declara o subsecretário de Assistência Social da Sedes, Coracy Chavante.

Mulheres da assistência

A Secretaria de Desenvolvimento Social tem pelo menos 189 profissionais somente na especialidade de Serviço Social (assistente social), sendo que 176 são mulheres e 13, homens, distribuídos nas unidades de gestão e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centros Pop e Unidades de Acolhimento. O valor indica 93% de representação feminina, nessa especialidade, na pasta.

“Isso demonstra o protagonismo feminino, sobretudo nos equipamentos públicos, no exercício da profissão” , afirma a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra. “O Serviço Social é uma profissão essencial para a construção de uma sociedade mais inclusiva e no caminho da garantia de direitos, e a Sedes reafirma seu compromisso em valorizar esse importante trabalho”, ressalta.

Fernanda Mendes de Oliveira, assistente social da Sedes há 16 anos, é um exemplo do protagonismo feminino, e conta uma de suas experiências mais marcantes na carreira. “Quando eu trabalhava em Cras, acompanhava uma criança que seria levada para uma casa de acolhimento. Como eu conhecia a história da família, lembrei que a criança tinha uma irmã gêmea, que morava na região do Café sem Troco. Peguei o kombi do Cras, com as poucas referências que eu tinha, e depois de três horas encontrei a irmã, unindo as duas familiares”, conta a especialista, emocionada.

Siga nossas redes sociais: Facebook Instagram.


Fato Novo com informações e imagens: SEDES / Agência Brasília

 

 

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEITORES ONLINE

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Destaque da Semana

CONHEÇA TAMBÉM

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.