-
Home / BP / Dia Mundial da Prematuridade: HRSM é referência no atendimento a recém-nascidos prematuros

Dia Mundial da Prematuridade: HRSM é referência no atendimento a recém-nascidos prematuros

Dia Mundial da Prematuridade é celebrado neste domingo (17); Hospital Regional de Santa Maria conta com estrutura para receber gestantes de alto risco

A chegada de um bebê prematuro em uma família é sempre cercada de muita preocupação, insegurança e medo. Em 17 de novembro é celebrado o Dia Mundial da Prematuridade e por isso, a campanha Novembro Roxo é dedicada para tratar sobre o tema e alertar a população sobre as possíveis causas e consequências dos partos prematuros. Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil ocupa o 10º lugar no ranking mundial de nascimentos prematuros, com aproximadamente 302 mil casos anualmente.

Referência no atendimento a gestantes de alto risco da região de saúde sul e entorno sul do Distrito Federal, o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) acaba realizando um número elevado de partos prematuros devido à complexidade do serviço. De janeiro a outubro deste ano, foram 400 nascimentos prematuros ocorridos na unidade hospitalar.

“O próprio nome diz que eles nascem antes da época. Então, eles são pré-termos. Eles possuem idade gestacional menor que 37 semanas. Podem ser prematuros extremos, moderados e tardios. Menor de 29 semanas são prematuros extremos. São crianças que não têm o pulmão formado ainda, principalmente os extremos e moderados, um pulmão que ainda não está preparado para respirar sozinho quando sai da barriga da mãe. Então, a tendência deles é ter síndrome do desconforto respiratório. São crianças que não atingiram o peso ideal, que nascem de baixo peso”, informa a chefe do Serviço de Neonatologia do HRSM, Phabyana Pereira de Araújo.

Dependendo do peso, o tempo de internação é ainda maior, porque se for extremo baixo peso, ou seja, menor que um quilo, o tempo de internação costuma ser bem maior, porque a equipe só preconiza uma alta com 1,800 kg ou 1,900kg e se estiver mamando bem.

Segundo a médica, devido ao baixo peso e ao amadurecimento neurológico há dificuldades de sucção e a consequência é maior tempo utilizando sonda. “O sistema neurológico ainda não está bem desenvolvido. Então, a gente tem que aguardar essa criança ter algumas características, alguns reflexos que na idade de termo ele não possui no pré-termo. Os prematuros são mais sonolentos ou mais irritadiços, tem uma pré-disposição para ter mais hemorragias intracranianas e por isso é tão importante a assistência de uma equipe multidisciplinar”, explica.

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEITORES ONLINE

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Destaque da Semana

CONHEÇA TAMBÉM

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.