Os mutirões de remoção de entulho realizados pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para combater a dengue chegaram nesta semana ao Lago Norte e ao Itapoã. Essa iniciativa é parte do programa GDF Presente, em colaboração com as administrações regionais.
“Estamos realizando um trabalho coordenado de combate à dengue em todo o Distrito Federal, nas regiões administrativas. Essa ação preventiva começou no ano passado e agora continuamos no Lago Norte e no Itapoã. É uma atividade que está sendo feita ao longo de todo o ano”, afirmou Junior Carvalho, coordenador do GDF Presente Polo Leste.
No Lago Norte, foram coletadas 60 toneladas de entulho, com a participação de oito profissionais. No Itapoã, o mutirão contou com 15 pessoas e resultou na coleta de 28 toneladas de entulho. Os materiais inservíveis podem se tornar focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti.
“Esta semana, realizamos uma reunião com a Vigilância Ambiental, que tem analisado as áreas onde estão as larvas do mosquito da dengue. Eles nos fornecem essas informações para que a administração, em parceria com a Vigilância Ambiental e o GDF Presente, possa realizar ações para remover esses materiais inservíveis e prevenir problemas quando as chuvas chegarem”, destacou o administrador regional do Itapoã, Dilson Bulhões.
Combate à dengue
Os mutirões de remoção de entulho são apenas uma das várias ações contra a dengue. Desde janeiro de 2024, uma força-tarefa composta por 11 órgãos do GDF, criada pela Portaria nº 11, de 22 de janeiro, está em operação, coordenando iniciativas de prevenção e controle da doença em todo o Distrito Federal.
Entre janeiro e maio deste ano, a capital federal observou uma redução significativa de até 97% nos casos prováveis de dengue, em comparação com o mesmo período de 2024.