A Embaixada da Alemanha inaugurou a exposição itinerante “Transição Energética – Energizando o Amanhã”, que estará aberta ao público até 12 de outubro na Biblioteca Nacional de Brasília, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF). A entrada é gratuita.
Organizada pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, a exposição enfatiza a importância da transformação no fornecimento de energia para proteger o clima e conservar recursos naturais. “Vamos trabalhar juntos por um futuro mais sustentável”, declarou Wolfgang Bindseil, encarregado de Negócios da Embaixada da Alemanha.
Os visitantes poderão explorar cinco cubos interativos que abordam diferentes aspectos da transição energética: governos, sociedade, setor privado e comunidade científica e acadêmica. O objetivo é estimular a reflexão sobre como cada setor pode contribuir para um modelo energético seguro, acessível, limpo e sustentável.
Desafios e soluções
A comunidade internacional se comprometeu a limitar o aumento da temperatura global a bem abaixo de 2°C. Para isso, será necessário reduzir drasticamente as emissões em setores como agricultura, indústria e transporte até 2050.
A exposição apresenta possíveis caminhos para essa meta, como o uso de energias renováveis, incluindo vento, sol, calor geotérmico e ondas do mar; tecnologias de armazenamento e eficiência no consumo; além de novos modelos de mobilidade limpa.
Com uma abordagem inovadora e acessível, a mostra reforça a importância da transição energética global como uma chave para enfrentar a crise climática e abrir novas oportunidades para o desenvolvimento sustentável.
Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.