-

Equipes finalizam primeira etapa de pavimentação da marginal da BR-040

As equipes responsáveis pela construção da via marginal da BR-040, que passa por locais como Santa Maria e Valparaíso (GO), devem concluir nos próximos dias o revestimento asfáltico na primeira metade da pista. Com essa etapa finalizada, restará apenas a instalação da sinalização vertical e horizontal nesse trecho. A outra metade da via atualmente está na fase de terraplanagem.

Com um investimento de R$ 10,5 milhões, as obras da via marginal da BR-040 estão sendo realizadas também nos finais de semana. Ao todo, a via terá 5,6 km, começando no entroncamento da DF-495 com a BR-040 e seguindo até a conexão com a BR-251/DF-001, no Jardim Botânico. Serão duas faixas de rolamento na direção Valparaíso-Plano Piloto. Um trecho de 1,3 km já está asfaltado e outro de tamanho similar deve ser concluído em breve. No entanto, o tráfego de veículos só será liberado após a finalização completa das obras.

“O trabalho está sendo intensificado durante o período de estiagem. Nossa meta é finalizar as obras antes do retorno das chuvas. Estamos trabalhando até aos sábados e domingos para acelerar os serviços de terraplanagem, que são bastante impactados durante a época chuvosa”, explica Jarbas Silva, engenheiro do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF).

A construção, que está gerando cerca de 100 empregos, conta com um investimento de R$ 10,5 milhões, provenientes do Tesouro do Governo do Distrito Federal (GDF) e de uma emenda parlamentar da deputada distrital Jaqueline Silva. Quando concluída, a nova via beneficiará aproximadamente 100 mil moradores que se deslocam entre Gama, Santa Maria e cidades do entorno, como Valparaíso, Céu Azul e Cidade Ocidental.

“Esse trecho, durante o horário de pico no sentido Brasília, é muito congestionado, principalmente nas proximidades do posto da Polícia Rodoviária Federal. A nova via marginal, que passará atrás do posto, ajudará a reduzir consideravelmente esse engarrafamento”, destaca o engenheiro.

Essa expectativa é compartilhada por moradores e comerciantes da região. “Sair de Santa Maria até umas 9h é um grande transtorno. Acredito que a nova via irá aliviar bastante o tráfego”, comenta Cristiano Pereira, comerciante e residente do Residencial Santos Dumont. “Quem trabalha em direção ao Plano Piloto enfrenta muitos problemas. Com mais duas faixas, a situação vai melhorar muito”, acrescenta José Luís Souza, também comerciante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *