-
Home / BP / Espetáculos do ‘Circula Sesc – Artistas Gaúchos pelo Brasil’ em Brasília

Espetáculos do ‘Circula Sesc – Artistas Gaúchos pelo Brasil’ em Brasília

Sesc Gama, Sesc Ceilândia e Taguatinga Norte vão receber apresentações gratuitas de teatro, música e literatura

“Circula Sesc – Artistas Gaúchos pelo Brasil”, projeto de circulação nacional realizado pelo Sesc para apoiar o setor cultural do Rio Grande do Sul, terá apresentações em Brasília, neste fim de semana, com os espetáculos: “CHULA” por Emily Borgheti; e “Redoma”, de Paola Kirsti e Kiai. O projeto foi criado para ajudar a retomada cultural do RS depois das enchentes que atingiram o estado, entre abril e maio deste ano. O “Circula Sesc- Artistas Gaúchos pelo Brasil” percorrerá mais de 30 cidades em 18 estados até o final desse ano.

Em “CHULA”, o público poderá conferir o primeiro trabalho solo da bailarina Emily Borghetti, de Porto Alegre. Acompanhada pelo violonista de sete cordas Neuro Junior e pela pianista Dionara Fuentes, Emily traz a dança como música, criando junto aos instrumentos as melodias e ritmos que passeiam por milongas, chacareras, bugios e rancheiras e com coreografia que reflete o papel das mulheres na dança gaúcha.

Já “Redoma” passeia pelas músicas do álbum de mesmo nome da cantora porto-alegrense Paola Kirst com o trio instrumental Kiai, inspirado em ritmos latino-americanos e rock psicodélico. Refletindo sobre as multiplicidades de uma redoma, os musicistas se voltam para os sentimentos de enclausuramento e impotência que retratam uma sociedade adoecida e buscam o contraponto da proteção.

“A programação do ‘Circula Sesc – Artistas Gaúchos pelo Brasil’ foi montada através de uma convocação pública voltada, exclusivamente, para artistas de municípios que decretaram calamidade pública em razão das enchentes que assolaram o nosso estado este ano”, explica a gerente de Cultura do Sesc/RS, Luciana Stello. “Nossa curadoria avaliou 525 propostas para a seleção dos contemplados – 24 projetos de artes cênicas, 24 projetos de música e 24 projetos de literatura – que, agora, serão apresentados pelo Brasil em uma grande vitrine para fomentar e incentivar os nossos talentos e a cadeia criativa gaúcha, que é tão pujante. Cada projeto contemplado irá realizar três apresentações, com cachê e todos os custos de hospedagem, alimentação e transporte mantidos pelo Sesc. Para nós, é uma alegria viabilizarmos esta iniciativa e, através dela, sermos parte da retomada do setor, que ainda vive os impactos deste triste capítulo de nossa história”, complementa.

O projeto é uma inciativa do Sesc no Rio Grande do Sul, em parceria com o Departamento Nacional da Instituição e o apoio dos Departamentos Regionais de diversos estados. “A realização do Circula Sesc só é possível a partir do trabalho integrado que o Sesc desenvolve em todo o país. Nosso objetivo principal é abrir espaço para receber o trabalho de profissionais que tiveram grandes perdas materiais e ainda hoje sofrem com as consequências das enchentes em suas cidades, como a suspensão de espetáculos e a falta de perspectivas para novos trabalhos. Contribuímos dessa forma não só com a cadeia produtiva da área de cultura local, como também para a valorização desses artistas e difusão da produção nacional”, explica a Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Janaina Cunha.

Na lista de artistas e grupos culturais contemplados estão talentos de municípios gaúchos como Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Canoas, Caxias do Sul, Encantado, Feliz, Igrejinha, Montenegro, Novo Hamburgo, Rio Grande, Santa Maria, São Leopoldo, Pelotas e Porto Alegre. O processo de seleção contou com a participação do Governo do Estado do RS, do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado (SatedRS), da Câmara Rio-grandense do Livro e do Museu da Cultura Hip Hop do Rio Grande do Sul. Receberão apresentações o Distrito Federal e os estados do Tocantins, Acre, Maranhão, Paraíba, Amapá, Alagoas, Roraima, Rondônia, Bahia, Pernambuco, Piauí, Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Paraná e Goiás.

Programação:

“CHULA” (com Emily Borghett)

Datas: 25, 26 e 27/10, às 20h

Locais: Sesc Ceilândia; Sesc Gama; Taguatinga Norte

“Redoma” (com Paola Kirst e Kiai)

Datas: 25 e 26/10, às 20h

Locais: Sesc Gama e Taguatinga Norte


Fonte: Manuela Motta – CDN

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEITORES ONLINE

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Destaque da Semana

CONHEÇA TAMBÉM

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.