Estudantes da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) estão participando do 22º Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal, que acontece no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB). O evento, iniciado na quarta-feira (24) e que se encerra nesta sexta-feira (26), ocorre em conjunto com o 30º Congresso de Iniciação Científica da UnB e reúne mais de 230 alunos da Escs, com a apresentação de 156 trabalhos.
Com a finalidade de promover a disseminação do conhecimento e integrar os estudantes ao campo da pesquisa científica, o congresso foi organizado em três eixos: artes e humanidades; saúde e vida; e exatas e engenharias. Os alunos da Escs apresentaram uma variedade de temas na área da saúde em pôsteres, que foram avaliados por uma banca composta por profissionais de várias instituições. A programação inclui conferências e mesas-redondas, e os projetos mais bem avaliados serão premiados em uma cerimônia cuja data ainda será anunciada.
Para Viviane Peterle, diretora da Escs, o programa de iniciação científica tem se firmado como um componente essencial na formação de estudantes de medicina e enfermagem, pois “a atividade está diretamente ligada à tríade universitária de ensino, pesquisa e extensão, enriquecendo a experiência acadêmica”. A gestora destaca que “ao se envolver em projetos científicos, o aluno não apenas amplia seu olhar crítico, mas também aprende a analisar e validar as informações que utiliza em sua prática”.
A participação dos estudantes no congresso representa uma oportunidade de fortalecer laços acadêmicos e expandir o conhecimento. “Esse processo é ainda mais significativo porque, ao entender como o conhecimento é gerado, o estudante desenvolve autonomia intelectual, senso investigativo e um compromisso com a ciência aplicada ao cuidado em saúde”, conclui.
Pesquisa e bolsas
Entre setembro de 2024 e agosto de 2025, a Escs registrou 109 bolsas de iniciação científica patrocinadas pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), incluindo dez bolsas para ações afirmativas (10% das vagas destinadas a alunos que ingressaram pelo sistema de cotas) e 24 bolsas PIBIC/CNPq e cinco bolsas PIBIC-Af/CNPq para ações afirmativas, totalizando 138 estudantes beneficiados. Além disso, a escola teve 95 alunos atuando como voluntários em projetos de pesquisa científica.
Com informações da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS)

