-
Home / Brasil / Evangélicos criam frente contra a extrema direita em Mato Grosso do Sul

Evangélicos criam frente contra a extrema direita em Mato Grosso do Sul

Movimento vai fazer parte de frente evangélica na luta contra o fascismo e a extrema direita em estado conhecido como reduto bolsonarista

Na última quarta-feira (3) um grupo de evangélicos, cansados do uso da religião para a propagação da cultura do ódio e da intolerância, lançou um movimento pelo Estado de Direito em Campo Grande (MS), para marcar posição em favor de pautas humanitárias, dignas e, principalmente, denunciar o abuso religioso na apropriação dos espaços de fé para a disseminação de uma ideologia que propaga discriminação e desinformação.

O movimento iniciado na capital sul-mato-grossense se junta, então, à Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito, que surgiu em 2016 para denunciar o golpe contra a ex-presidenta Dilma Rousseff. Desde então, a Frente tem se posicionado a favor da democracia e contra as barbáries da extrema direita e, principalmente, pela defesa incontestável dos governos do campo democrático e popular.

Fórum conversou com uma das líderes desse movimento em Campo Grande, a advogada Giselle Marques, ex-candidata ao governo do estado e pré-candidata a vereadora pelo PT. Segundo Giselle, a ação “reuniu pessoas que estavam se afastando do Evangelho de Cristo devido ao uso do púlpito para a disseminação de valores que nada têm a ver com a fé cristã, como é o caso da discriminação racial, social e de gênero” e contou com vários depoimentos emocionados de pessoas que experimentaram algum tipo de perseguição e até mesmo chegaram a ser expulsas de igrejas por não abraçarem a campanha do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com a advogada e pré-candidata a vereadora, a ideia da criação da Frente em Campo Grande foi compartilhada pela professora universitária Sandra de Souza e, após reflexões e conversas, tiveram o apoio de muitas outras lideranças, como a do pastor Emílio Paulo Filho, indígena da etnia Terena, que fez a oração de abertura do evento. A participação de um pastor representando uma população tão discriminada, assim como a chegada do pastor Edil Queiroz, representando a negritude evangélica, traz ao movimento força e representatividade para trazer outras lideranças evangélicas para a Frente.

Perguntada sobre a importância de um movimento como a Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito numa cidade conhecida como bolsonarista, Giselle foi assertiva.


“Chega a ser assustadora a cegueira de alguns em relação à conjuntura na qual vivemos. Há poucos dias circulou um vídeo onde um líder local da extrema direita, sentado em um clube de tiros, com uma cerveja na mesa, lançou-se pré-candidato à prefeitura de Campo Grande. No vídeo é possível ouvir os disparos de tiros ao fundo, e a bandeira verde amarela, que infelizmente foi indevidamente apropriada por esta parcela da população. Ele afirma que “corta as bolas” dele, mas não apoia um determinado partido. A imagem do sexismo, da dominação, da violência, personificada em um vídeo que deveria causar repulsa em toda pessoa de bem, especialmente os cristãos e as mulheres, secularmente oprimidas por esse tipo de comportamento machista e deplorável. Acreditamos que o nosso movimento pode contribuir para a reflexão e a mudança dessa triste realidade, esclarecendo o povo de Deus quanto ao mau uso da nossa fé por uma minoria sanguinária e violenta, com atitudes que afrontam o Evangelho de Cristo”, afirmou.


A Frente se reunirá uma vez por mês e já planeja um evento ainda maior com a participação de lideranças nacionais, num grande passo na luta para estancar o avanço da extrema direita no estado.

Siga nossas redes sociais: Facebook Instagram.


Fato Novo com informações e imagens: Revista Fórum

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEITORES ONLINE

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Destaque da Semana

CONHEÇA TAMBÉM

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.