Nesta quarta-feira (27), o Parque Tecnológico de Brasília (Biotic) recebeu a visita de representantes da Consumer Technology Association (CTA), organização responsável pela realização da Consumer Electronics Show (CES), o maior e mais influente evento de tecnologia e inovação do mundo. A delegação internacional conheceu o Biotic como parte de uma agenda para estreitar laços com o ecossistema brasileiro de ciência, tecnologia e inovação.
Estiveram presentes John Kelley, vice-presidente da CTA e diretor da CES; Ed Brzytwa, vice-presidente de Comércio Internacional; e Janenne Remondino, diretora sênior de Programas Internacionais. A agenda contou também com a participação do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal, Marco Antônio Costa Júnior, e de Leonardo Reisman, presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF).
Durante a visita, John Kelley destacou a relevância global da feira, afirmando: “A CES é o evento de tecnologia mais impactante do mundo. Nos reunimos anualmente em Las Vegas, e em 2026, estaremos juntos de 6 a 9 de janeiro. A CES atrai profissionais de todas as áreas da indústria de tecnologia de consumo — mobilidade, robótica, saúde — todos os setores estão representados. É um ponto de encontro para investidores, mídia, compradores e pessoas com interesses semelhantes para expandir negócios. Reunimos mais de 140 mil participantes de todo o mundo, sendo cerca de 40% de fora dos EUA, com 4.500 expositores, incluindo grandes empresas, pequenas e 1.400 startups.”
O secretário da Secti-DF, Marco Antônio Costa Júnior, enfatizou que “receber a equipe da Consumer Technology Association em Brasília, responsável pela CES — a maior feira de tecnologia do mundo, realizada anualmente em Las Vegas — é uma oportunidade estratégica para conectar o Distrito Federal às principais tendências globais de inovação. A presença deles aqui fortalece o posicionamento da nossa capital como um polo de tecnologia, empreendedorismo e soluções para cidades inteligentes.”
Leonardo Reisman, presidente da FAPDF, também destacou a importância do encontro: “É uma satisfação receber os executivos da CES em Brasília. Esse movimento demonstra a força do nosso parque tecnológico e abre espaço para levar uma delegação oficial — governo, setor privado e academia — à próxima edição em Las Vegas. É uma troca de experiências que inspira e projeta o Brasil no cenário global, além de nos permitir entender como um evento desse porte se tornou uma referência.”
Para Renata Nandes, coordenadora de Relações Institucionais do Biotic, a visita reafirma o papel do Parque como um articulador estratégico: “Receber representantes da CTA e da CES é uma oportunidade ímpar para mostrar o potencial do nosso ecossistema e ampliar conexões internacionais. O Biotic está comprometido em fortalecer parcerias que coloquem Brasília no mapa global da inovação e da tecnologia.”
O especialista em tecnologia Tony Ventura ressaltou a importância do momento: “A CES é um dos maiores eventos de tecnologia do mundo. A presença de seus executivos em Brasília demonstra a força do nosso ecossistema e o interesse em levar uma delegação composta por governo, setor privado e academia. É uma oportunidade de troca de experiências e aprendizado sobre como um evento dessa magnitude se tornou uma referência global.”
Com a visita, o Biotic consolida sua posição como ambiente estratégico para ampliar conexões e preparar o Brasil para participar das discussões e oportunidades que moldam o futuro da tecnologia a nível mundial.
Com informações do Biotic