Histórias de abandono e resgate ganharão um novo capítulo na 33ª edição da Expoabra. Neste sábado (30) e domingo (31), além do próximo fim de semana (6 e 7 de setembro), cães que viveram nas ruas estarão à procura de um novo lar no estande especial de adoção montado no Parque de Exposições Granja do Torto. A iniciativa é promovida pela Secretaria Extraordinária de Proteção Animal (Sepan-DF), que organiza o espaço para conectar os animais a possíveis adotantes.
“A participação na Expoabra reforça o compromisso da Secretaria de Proteção Animal em incentivar a adoção responsável”, afirma Cristiano Lopes da Cunha, titular da pasta. “Contamos com a colaboração da rede de protetores do DF, que luta diariamente pela saúde e bem-estar dos animais. Nosso objetivo é criar oportunidades para que esses cães encontrem novos lares e recebam os cuidados e o carinho que merecem.”
Adoção responsável
Cada cão passou por um processo de cuidado antes de chegar à feira. Além de acolhimento temporário, todos foram castrados e vacinados contra a raiva e outras doenças. Os animais também foram microchipados e avaliados por veterinários, garantindo que cheguem prontos para uma nova vida, cercados de segurança e afeto.
Feira aberta ao público
A 33ª edição da Expoabra seguirá até 7 de setembro, com a expectativa de receber cerca de 100 mil visitantes. A entrada é gratuita e a feira reúne atrações ligadas ao agronegócio, cultura e lazer.
Essa é uma iniciativa conjunta do Serviço Social Autônomo Parque Granja do Torto (PGT) com as secretarias de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) e de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento (Seagri-DF), além do apoio de diversos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), empresas privadas e associações de criadores de animais e de produtores rurais.
R$ 9 milhões
Montante movimentado pela Expoabra na edição de 2024.
“Além de ser um evento que celebra o agronegócio do Distrito Federal e da região, a 33ª Expoabra também é um ponto de encontro para as famílias brasilienses”, destaca Luciano Mendes, diretor-executivo do PGT.
“Ter a Feira de Adoção de Pets dentro da Expoabra é promover o amor e criar uma ponte para o momento em que um animal encontra uma nova família, que passa a ter um novo membro”, acrescenta o gestor. “Estamos muito felizes em fazer com que esta edição da Expoabra deixe essa marca, tornando-se parte da história das famílias que saírem daqui com um novo integrante.”
Agronegócio e cultura
Em 2024, a Expoabra movimentou R$ 9 milhões em negócios, e a expectativa este ano é superar esses resultados. A exposição agropecuária reúne produtores, criadores, empresários, pesquisadores e o público em geral para experiências relacionadas ao agronegócio, incluindo atividades pecuárias, comerciais, técnicas, culturais e gastronômicas, além de shows com artistas nacionais.
No dia 4 de setembro, o palco será ocupado por Pablo, o ídolo da sofrência, que se apresentará ao lado da dupla Edson e Hudson e do Galã do Piseiro. No dia seguinte, haverá shows da dupla Guilherme & Benuto, do icônico Amado Batista e de Evoney Fernandes, o pai da seresta. As apresentações culminarão no sábado (6) com Binho Seresteiro e atrações surpresa. Artistas locais também terão espaço de destaque na Expoabra, com shows diários durante a happy hour.