-
Home / Entorno / “Fake Work”: PCGO prende suspeitos de fraude milionária e lavagem de dinheiro em 4 estados brasileiros; orcrim é especialista no “golpe das missões”

“Fake Work”: PCGO prende suspeitos de fraude milionária e lavagem de dinheiro em 4 estados brasileiros; orcrim é especialista no “golpe das missões”

A Polícia Civil de Goiás (PCGO), por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC), deflagrou nesta quarta-feira (19) a operação Fake Work, com apoio das Polícias Civis do Acre, Rio de Janeiro e São Paulo. A ação cumpriu 20 mandados judiciais, incluindo prisões preventivas e buscas, nas cidades de Rio Branco (AC), Tarauacá (AC), São João de Meriti (RJ), Belford Roxo (RJ), São Paulo (SP) e Goiânia (GO). Sete pessoas foram presas preventivamente pelos crimes de fraude eletrônica, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

A investigação revelou que uma organização criminosa (orcrim) aplicava o chamado golpe das missões, uma fraude que promete dinheiro fácil em troca de pequenas tarefas online, como curtir postagens ou avaliar estabelecimentos. As vítimas eram induzidas a investir quantias progressivas para obter retornos fictícios, resultando em altos prejuízos financeiros.

A operação foi iniciada após uma vítima de Goiânia denunciar um prejuízo de R$ 109,3 mil. Durante as investigações, foram identificadas 716 vítimas em todo o Brasil. O esquema criminoso movimentou cerca de R$ 93 milhões, sendo que 83% desse valor foi destinado para uma empresa de fachada em Goiânia, usada para lavar o dinheiro. A principal técnica utilizada era a “mescla”, que mistura valores lícitos e ilícitos para dificultar o rastreamento dos recursos.

A proprietária da empresa já havia sido presa pela Polícia Federal por envolvimento em esquemas semelhantes, incluindo operações internacionais de lavagem de dinheiro na Rússia. Durante o cumprimento dos mandados, foram encontrados em sua residência mais de 70 contratos de compra e venda de criptomoedas com russos.

A PCGO segue com as investigações para aprofundar o caso e identificar os outros envolvidos.

LEITORES ONLINE

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Destaque da Semana

CONHEÇA TAMBÉM

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.