-
Home / GDF / Festival de Brasília do Cinema Brasileiro leva cultura para além do Plano Piloto

Festival de Brasília do Cinema Brasileiro leva cultura para além do Plano Piloto

LEITORES ONLINE:

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro está cumprindo seu objetivo de descentralizar o acesso à cultura cinematográfica, levando exibições, oficinas e debates a localidades periféricas. Nesta edição, além do Cine Brasília, o evento está sendo realizado em Planaltina, Gama e Ceilândia — e a quantidade de participantes demonstra que há interesse e entusiasmo onde antes havia pouco movimento.

Públicos Conectados

As sessões itinerantes em Planaltina, Gama e Ceilândia trazem filmes para áreas onde o público jovem normalmente não encontra uma programação cultural variada. Essa descentralização aproxima o cinema da comunidade, diminuindo distâncias físicas e simbólicas e abordando realidades culturais diversas dentro do mesmo Distrito Federal.

A descentralização do Festival de Cinema no DF tem um impacto direto na formação de novos públicos e na democratização do acesso à cultura. Ao chegar a cidades como Planaltina, Gama e Ceilândia, o evento quebra barreiras históricas e promove um sentido de pertencimento, permitindo que crianças e adolescentes se vejam representados nas telas e reconheçam a possibilidade de se tornarem protagonistas do universo audiovisual.

Essa experiência aponta ainda para perspectivas de longo prazo: a consolidação do modelo itinerante como uma política cultural estruturante, o fortalecimento de vocações locais e a diminuição das desigualdades no acesso à arte.

“A comunidade tem aderido cada vez mais e realizamos uma campanha de mobilização muito eficaz junto às escolas. Trazer o cinema para as Regiões Administrativas é essencial”, afirma a secretária adjunta de Cultura e Economia Criativa, Patrícia Paraguassu. Ela destaca que levar o cinema para além do centro não é um ato de caridade: é um gesto reparador, educativo e uma forma de cidadania. “O Festival do DF está provando que uma cultura pública de qualidade se constrói com presença — física e simbólica — nas cidades do Distrito Federal”, enfatizou.

Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque da Semana - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

CONHEÇA TAMBÉM

LEITORES ONLINE

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.