-
Home / Brasil / Filme mostra como plataformização da educação aprofunda desigualdades no ensino

Filme mostra como plataformização da educação aprofunda desigualdades no ensino

‘Professores’ tem pré-estreia na Cinemateca de Curitiba, na terça (9), às 19h; a entrada é gratuita

“É uma profissão que está sendo dizimada, vai ser substituída pelas máquinas”. Essa é a avaliação de uma professora sobre a plataformização da educação pública do Paraná. O relato faz parte do documentário “Professoras”, que tem pré-estreia na próxima terça (9), às 19h, na Cinemateca de Curitiba. A entrada é gratuita e haverá distribuição de ingressos a partir das 18h30.

A partir dos relatos de quatro professoras do ensino básico estadual, o filme faz um panorama sobre as transformações do sistema educacional com foco nos impactos ao trabalho docente e nas mudanças desde o período pandêmico.

Em 2020, durante a pandemia, a Secretaria da Educação do Paraná implementou um sistema multiplataforma de educação a distância, com aulas transmitidas pela televisão, YouTube e aplicativo, como atualmente está sendo implementado no estado de São Paulo. Tarefas, listas de presença, correção de redação, acompanhamento de rendimento passaram a ser feitos com recursos automatizados, por meio de aplicativos.

A autonomia em sala de aula foi intensamente limitada, conforme relata outra professora no documentário: “De repente, tudo foi substituído por aulas prontas, uma padronização que é estranha à escola, feita por pessoas que não sabem da realidade da escola, alheias àquele processo educativo”.

As reflexões das professoras evidenciam as pressões impostas pelo governo do estado, a debilitação da saúde mental de profissionais da educação e o aprofundamento das desigualdades no ensino.

Realizado em universidade pública

“Professoras” tem roteiro e direção de Juslaine Abreu-Nogueira e Eduardo Baggio, docentes em cursos de graduação e mestrado na área de Cinema na Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Foi realizado por estudantes, egressos e docentes da graduação em Cinema e Audiovisual e da pós-graduação em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV).

O filme é uma realização de pesquisa em Artes em contexto de ação formativa, por meio do Laboratório de Investigações em Cinema e Audiovisual (LICA) e dos grupos de pesquisa CINECRIARE (Unespar/CNPq), GPACS (Unespar/CNPq) e GILDA (UFPR/CNPq).

Serviço

Documentário: “Professoras” (roteiro e direção de Eduardo Baggio e Juslaine Abreu-Nogueira)
Pré-estreia: terça, 9 de julho, às 19h
Local: Cinemateca de Curitiba (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco)
Entrada franca com distribuição de ingressos a partir das 18h30

Siga nossas redes sociais: Facebook Instagram.


Fato Novo com informações e imagens: Brasil de Fato

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEITORES ONLINE

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Destaque da Semana

CONHEÇA TAMBÉM

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.