Um pastor mineiro de 46 anos, condenado a 18 anos de prisão por abuso de menores, foi capturado pela Polícia Judiciária de Portugal. Ele foi preso na sexta-feira (18) em uma localidade próxima a Penafiel, no norte do país, conforme informações das autoridades portuguesas.
Foragido da Justiça brasileira, o pastor estava em Portugal desde meados de 2022 e havia se integrado à comunidade local, onde atuava como líder de uma congregação religiosa. Contra ele havia um mandado de prisão internacional emitido pela Interpol.
Identidade preservada
A identidade do homem não foi divulgada, em conformidade com as leis portuguesas, segundo o jornal Público. Após a prisão, ele será apresentado ao Tribunal da Relação do Porto para que seja iniciado o processo de extradição para o Brasil. A reportagem da Itatiaia entrou em contato com o Itamaraty, mas ainda aguarda um posicionamento oficial.
Acordo facilita extradição entre Brasil e Portugal
Desde a década de 1990, Brasil e Portugal mantêm um tratado de extradição mútua. Conforme o acordo, a extradição é aplicada em casos de processos criminais ou para o cumprimento de penas privativas de liberdade por crimes julgados pelos tribunais do país solicitante.