As forças de segurança do Distrito Federal participarão, na próxima quarta-feira (29), de um simulado de situações de emergência envolvendo materiais inflamáveis. O exercício está agendado para as 9h, na base da Vibra Energia em Brasília, localizada no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).
Essa atividade, que ocorre anualmente, faz parte do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) e conta com a participação de empresas voluntárias do setor de inflamáveis, além de órgãos públicos como a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), a Polícia Militar (PMDF), o Departamento de Trânsito (Detran-DF) e o Brasília Ambiental.
“O principal objetivo é preparar os servidores e profissionais para lidar com situações de risco”, afirma o agente de Defesa Civil Igor Nunes.
Durante o exercício, serão simulados três cenários: um incêndio em um caminhão tanque estacionado, com uma vítima; uma colisão envolvendo um veículo pequeno, com duas vítimas; e um incêndio em um caminhão tanque na Plataforma de Enchimento e Descarga de Caminhão Tanque (PLEDC), também com duas vítimas.
Nunes enfatiza a importância de testar esses cenários para estarem preparados para eventualidades na vida real. “Já tivemos várias colisões, mas nenhuma de grandes proporções. O exercício visa garantir que, caso ocorra uma emergência, o socorro seja realizado da maneira mais rápida e eficaz possível”, conclui.



