-
Home / GDF / GDF alinha estratégias do Bolsa Família na Região Oeste

GDF alinha estratégias do Bolsa Família na Região Oeste

LEITORES ONLINE:

Profissionais da Secretaria de Saúde (SES-DF) que atuam na Região Oeste — Brazlândia, Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol — participaram, na última quinta-feira (25), do Encontro Intersetorial de Condicionalidades do Programa Bolsa Família (PBF). O evento também contou com a presença de representantes das secretarias de Educação (SEEDF) e de Desenvolvimento Social (Sedes-DF). O objetivo foi fortalecer a colaboração entre as pastas e aprimorar a gestão conjunta do benefício.

“A iniciativa visa reunir trabalhadores das três secretarias para promover trocas de experiências, parcerias e uma melhor compreensão do papel de cada um, destacando a importância do Bolsa Família para grupos em situação de vulnerabilidade”, explicou Christiane Silva, psicóloga da Gerência de Atenção à Saúde de Populações em Situação Vulnerável e Programas Especiais (Gaspvp) da SES-DF.

Atividades

O encontro incluiu apresentações das três secretarias sobre suas funções no programa, além de discussões sobre os principais desafios no acompanhamento das famílias. O evento proporcionou a oportunidade de alinhar estratégias e melhorar os resultados na região.

“Acreditamos que o fortalecimento da comunicação e da cooperação entre as pastas otimiza o fluxo de trabalho. Cada secretaria tem responsabilidades específicas no acompanhamento, mas todas têm um objetivo comum: garantir que as famílias tenham acesso ao benefício e atendam aos critérios do programa”, afirmou Janaína Alves, gerente de Áreas Programáticas da SES-DF.

A programação incluiu apresentações das três secretarias sobre suas responsabilidades no programa, além de discussões sobre os principais desafios no acompanhamento das famílias.

Bolsa Família

Ao integrar políticas públicas nas áreas de assistência social, saúde e educação, o PBF fortalece o acesso das famílias a direitos básicos. O público-alvo do benefício inclui gestantes, mulheres entre 14 e 44 anos e crianças com menos de 7 anos. Na área da saúde, as equipes da SES-DF avaliam a continuidade do pré-natal das gestantes, a atualização do cartão de vacinas e o acompanhamento nutricional infantil.

Entre janeiro e junho deste ano, o Distrito Federal monitorou 82,85% dos beneficiários do Bolsa Família em relação às condicionalidades em saúde. Esse índice representa mais de 260,7 mil pessoas e está acima da média nacional, que é de 80,3%. “Esse cenário demonstra que o apoio da saúde é fundamental, especialmente quando há dificuldades em localizar famílias. Muitas vezes, são os profissionais das unidades básicas de saúde (UBSs) que conseguem identificar os beneficiários e facilitar a comunicação com a escola e a assistência social, evitando que os alunos fiquem sem acompanhamento”, exemplificou Odair de Amorim Lima, coordenador municipal do Sistema Presença, do Ministério da Educação.

Esta é a sexta Região de Saúde a sediar o encontro intersetorial de condicionalidades do PBF. A última será a Região Norte (Planaltina, Arapoanga, Sobradinho, Sobradinho II e Fercal), com uma reunião prevista para novembro.

Com informações da Secretaria de Saúde (SES-DF)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque da Semana - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

CONHEÇA TAMBÉM

LEITORES ONLINE

Estamos online desde 22-05-2025. Somos registrados no CNPJ:60.958.689/0001-93- Razão Social: DF EM CARTAZ LTDA.ENDEREÇO: SHN QD 02 BLOCO F S/N EDIF: EXECUTIVE OFFICE TOW; SALA: 625 E 626;BAIRRO: ASA NORTE BRASILIA DF- Cep: 70702060- NOSSO E-MAIL: dfemcartaz@gmail.com

Termos e condições de uso do site dfemcartaz

Politica de privacidade do site dfemcartaz

Recebe todas as nossas materias gratuitamente em seu whatsapp

Clique no WhatsApp que aparece em sua tela. E receba.