A equipe técnica da Secretaria-Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), ligada à Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF), representou o Governo do Distrito Federal no 23º Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida, realizado na terça (7) e quarta-feira (8) em São Paulo.
Com o tema “ABQV 30 anos — Inovando a Prática da Qualidade de Vida nas Organizações”, o evento reuniu especialistas, gestores públicos, profissionais e pesquisadores dedicados à promoção do bem-estar e da saúde integral no ambiente de trabalho. A programação incluiu palestras, painéis e debates sobre saúde integral ao longo da vida, trabalho saudável, tecnologia e bem-estar, ambientes que curam, e estilos de vida e saúde integral.
Durante o congresso, o secretário-executivo de Valorização e Qualidade de Vida, Epitácio Júnior, e a chefe da Assessoria de Ações de Qualidade de Vida e Desenvolvimento do Servidor, Marcia Duarte, apresentaram os projetos e políticas bem-sucedidos do GDF no painel “Como eu faço Qualidade de Vida no Serviço Público”.
As iniciativas do Distrito Federal têm se tornado referência nacional, inspirando outras administrações públicas, com destaque para a Academia Buriti, o Berçário Institucional Buriti, o Espaço Qualidade de Vida, ações que fortalecem os laços entre servidores e suas famílias, além das capacitações e consultorias oferecidas a servidores e órgãos, voltadas para a criação de políticas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) que atendam às necessidades de cada instituição.
“O Distrito Federal está no caminho certo ao investir em políticas de QVT e valorização e bem-estar do servidor”
Epitácio Júnior, secretário-executivo de Valorização e Qualidade de Vida
“Apresentar nossos projetos em um evento dessa relevância é motivo de orgulho e reconhecimento. Isso demonstra que o Distrito Federal está no caminho certo ao investir em políticas de QVT e na valorização e bem-estar do servidor, entendendo que pessoas saudáveis e motivadas são essenciais para a excelência no serviço público. É importante destacar que nossos programas foram desenvolvidos durante a pandemia e, hoje, se consolidam como políticas permanentes de cuidado e promoção da saúde integral do servidor,” enfatizou Epitácio Júnior.
Para Marcia Duarte, o congresso também representou uma oportunidade de troca de experiências e fortalecimento técnico da equipe. “Participar de um evento como esse é uma chance de aprendizado e reafirmação da importância do nosso trabalho. Compartilhar os casos do GDF e perceber o interesse de outros estados reforça que estamos promovendo mudanças reais na cultura organizacional, priorizando o cuidado, a escuta e a saúde integral do servidor,” destacou.
Com informações da Secretaria de Economia