Para garantir o acesso seguro dos alunos à Escola Classe Catingueiro e melhorar a mobilidade da comunidade, o Governo do Distrito Federal, por meio do programa GDF Presente, realizou nivelamento e ajustes em cerca de nove quilômetros de estrada rural na DF-205 Oeste, na Fercal. A ação contou com a colaboração da Administração Regional da Fercal e da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF).
O trecho não pavimentado, conhecido como “ferradura” por conectar dois pontos da mesma rodovia, é utilizado diariamente por ônibus escolares e coletivos que atendem aproximadamente 450 famílias, totalizando cerca de 1,5 mil pessoas.
De acordo com o administrador da Fercal, Fernando Madeira, a recuperação da estrada é essencial para garantir o acesso dos alunos à escola, além de melhorar a mobilidade da comunidade. “Nosso compromisso é continuar trabalhando para proporcionar mais qualidade de vida à população da região,” afirmou.
A obra incluiu limpeza, alargamento da via, identificação dos pontos mais críticos, colocação de material reciclado fornecido pelo SLU e aplicação de expurgo de brita — um material que, quando molhado, se compacta e assegura maior durabilidade ao serviço. Foram utilizados uma motoniveladora, uma pá carregadeira e um caminhão-pipa da Seagri; uma retroescavadeira e dois caminhões do Polo Norte do GDF Presente; além de outros dois caminhões da Administração da Fercal. O material foi cedido pela Pedreiras Contagem e pelo SLU. O levantamento dos pontos críticos permite ao GDF implementar as soluções necessárias, economizando tempo e recursos.
“A prioridade é arrumar o caminho para que as crianças trafeguem com segurança”
Ronaldo Alves, coordenador do Polo Área Norte do GDF Presente, enfatizou o impacto positivo da intervenção na comunidade escolar. “Quando falamos de escola, a prioridade é garantir que as crianças possam trafegar com segurança. Ao proporcionar condições para que cheguem confortáveis à escola, ajudamos também a combater a evasão escolar,” disse. Ele acrescentou que, além do nivelamento, foram construídos bolsões para captar e drenar a água da chuva, prevenindo danos à estrada. “O trabalho foi planejado para coincidir com o período pré-chuvas, a fim de aumentar a durabilidade do serviço,” revelou.
Para Alves, o GDF tem demonstrado comprometimento com o acesso dos estudantes às instituições de ensino. “Este governo tem um carinho especial pela comunidade escolar. É um trabalho gratificante, pois vejo na prática a solução de problemas que impactam a vida das pessoas,” afirmou.

