Neste domingo (28), o governador Ibaneis Rocha participou de uma missa na Paróquia São João Bosco, localizada na Praça Padre Roque, no Núcleo Bandeirante. O chefe do Executivo enfatizou a importância das religiões no apoio às famílias e expressou seu respeito e valorização por todas elas.
Desde 2019, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem implementado diversas iniciativas para reconhecer e fortalecer as organizações religiosas, incluindo a regularização de templos e igrejas. Por meio do Programa Igreja Legal, a Agência de Desenvolvimento (Terracap) já regularizou 554 imóveis.
A Praça Padre Roque, que abriga a sede da administração regional e é palco dos principais eventos da cidade, passou recentemente por uma reforma para melhorar a segurança e a acessibilidade para pedestres e visitantes.
Durante a missa, o padre Roberto Modesto agradeceu ao governador Ibaneis Rocha pelas ações do GDF que possibilitaram a transformação e reforma da igreja. “Sem a ajuda de vocês, não teríamos conseguido realizar as melhorias já feitas e dar continuidade às que ainda são necessárias. A próxima grande obra será a reforma da torre, prevista para começar na próxima semana,” destacou.
Reforma
A Praça Padre Roque, no Núcleo Bandeirante, foi reinaugurada no dia 19 de setembro pelo governador Ibaneis Rocha, após uma ampla reforma que incluiu a troca do piso, a instalação de mais pontos de iluminação pública e um novo projeto de paisagismo. O GDF investiu cerca de R$ 2,7 milhões na obra, que gerou aproximadamente 300 empregos diretos e indiretos.
O padre Roberto Modesto reafirmou seu agradecimento ao governador: “Sem a ajuda de vocês, não teríamos conseguido realizar as melhorias já feitas e avançar nas que ainda são necessárias. A próxima grande empreitada será a reforma da torre, que deve começar na próxima semana.”
A obra envolveu a substituição do piso de pedra portuguesa por concreto semipolido em uma área de 5.089 m². O novo pavimento, mais resistente e acessível, tem 12 cm de espessura e foi projetado para suportar veículos de manutenção e estruturas de eventos. Os serviços incluíram a instalação de 1.078 metros de meio-fio, 41 postes de iluminação em LED, 40 bancos, 20 lixeiras, dois abrigos de ônibus e um parquinho.
O administrador regional, José de Assis, comentou sobre a reforma da praça e destacou a satisfação da comunidade com as melhorias. Segundo ele, o espaço agora é amplamente utilizado por crianças, idosos e moradores em geral, ao contrário de antes, quando era deserto e sem iluminação. “Hoje temos uma iluminação de primeira qualidade, que trouxe mais segurança e permite que as pessoas frequentem a praça também à noite,” afirmou.

