Hoje, durante uma abordagem em uma área frequentemente denunciada por tráfico de drogas, uma equipe de policiais do 3º Batalhão da Polícia Militar foi abordada por um cidadão que identificou um dos suspeitos como o autor do furto de fios de energia em uma paróquia na 908 Norte.
Com a testemunha que fez o reconhecimento e as imagens do crime que confirmavam a autoria, os policiais levaram o suspeito à delegacia para as devidas providências. O indivíduo é um antigo conhecido da equipe do 3º Batalhão, tendo sido preso cinco dias antes por furtar um aparelho de ar-condicionado de uma torre de telefonia na 706 Norte, na madrugada do dia 28 de julho. Naquela ocasião, os policiais o flagraram desmontando o equipamento. Apesar da prisão em flagrante, ele foi solto em audiência de custódia no dia seguinte.
Veja abaixo algumas ocorrências anteriores do suspeito:
- ✅ Preso em flagrante por furto de bens da União em um edifício abandonado na 506 Norte, em 08/10/2023;
- ✅ Recapturado em cumprimento a um mandado de prisão em aberto na quadra 905 Norte, em 20/08/2024;
- ✅ Detido por furto de cabos de energia na CLN 203, em 25/03/2025 (este caso está sob investigação na delegacia);
- ✅ Preso em flagrante por furto de ar-condicionado no SHCGN CRN 706/707, em 27/07/2025.
O furto de fios e cabos de energia é um dos crimes mais comuns na região da Asa Norte. Geralmente, esses delitos são cometidos por usuários de drogas que reincidem de forma incessante, motivados pela sensação de impunidade. Isso evidencia a necessidade de medidas que vão além da atuação policial para assegurar a proteção do patrimônio dos cidadãos de bem.
Centro de Comunicação Social da PMDF