Foi lançada nesta terça-feira (4) a Operação Integrada de Segurança Pública de Final de Ano, que intensificará as ações de policiamento, fiscalização e monitoramento nas regiões administrativas do Distrito Federal. O plano operacional reúne esforços das forças de segurança, com foco em ações ostensivas, investigação criminal, controle de trânsito e atendimento emergencial, além de monitoramento contínuo em áreas de grande circulação, apoio a eventos e reforço do policiamento em regiões comerciais. A cerimônia de lançamento ocorreu no Complexo Cultural da República.
“A operação demonstra o compromisso firme da nossa gestão com a proteção da população, especialmente durante um período de maior movimentação e celebrações. Também destaca a importância do trabalho integrado das forças de segurança, que impacta positivamente a vida dos cidadãos em nossa cidade, já reconhecida como uma das mais seguras do país, pela qual lutamos para que continue a ser a primeira,” enfatizou a vice-governadora do DF, Celina Leão.
O objetivo é proporcionar mais tranquilidade, segurança e fluidez no trânsito para a população nas semanas que antecedem as festas de fim de ano. Ao longo dos próximos dois meses, haverá um reforço nas estratégias de prevenção, monitoramento e proteção, com ações coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) e forças de segurança, incluindo a Polícia Militar (PMDF), Polícia Civil (PCDF), Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), Departamento de Trânsito (Detran-DF) e Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF).
“A operação é fruto de um planejamento técnico e de uma verdadeira integração entre as instituições. O objetivo é garantir que os cidadãos percebam a presença das forças de segurança nas ruas e, principalmente, os resultados desse trabalho: um fim de ano mais seguro. A integração é o que torna o sistema de segurança eficiente, capaz de responder de forma rápida e precisa,” destacou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.
O subsecretário de Operações Integradas e coordenador da operação, Carlos Melo, explicou: “A operação foi planejada com base em dados de inteligência e análise territorial. O trabalho é coordenado em tempo real pelo Centro Integrado de Operações, o que permite respostas rápidas e precisas. Nossa função é garantir que todas as forças atuem de maneira complementar e eficiente.”
A PMDF aumentará o policiamento utilizando o Serviço Voluntário Gratificado (SVG), com seis mil policiais em novembro e outros seis mil em dezembro, ampliando a presença nas ruas.
A PCDF mobilizará equipes dos departamentos de Polícia Circunscricional e Especializada, além do Departamento de Atividades Especiais, que inclui as Divisões de Operações Aéreas e Especiais, com foco na prevenção de crimes contra o patrimônio. Durante o lançamento da operação, foram mobilizados 150 policiais, 60 viaturas, um helicóptero e o apoio da Seção de Operações com Cães em ações simultâneas por todas as regiões administrativas.
O Detran-DF e o DER-DF intensificarão a fiscalização nas vias, realizando blitzes de alcoolemia, campanhas educativas e controle de tráfego em pontos estratégicos. O CBMDF vai aumentar as ações de prevenção de acidentes e reforçar o efetivo durante o período de festas de fim de ano. “Nosso objetivo é assegurar que a população desfrute desse período com segurança e garantir respostas rápidas em situações de emergência. O CBMDF estará, como sempre, preparado e em plenas condições de atuar em benefício de toda a população do Distrito Federal,” ressalta o comandante-geral da corporação, coronel Moisés Barcelos.
Com informações da SSP-DF.








