A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) construiu 103 quilômetros de novas calçadas em todo o Distrito Federal durante o primeiro semestre deste ano. Com esse resultado, já são 783 quilômetros de calçamento entregues desde 2019.
De acordo com o presidente da Novacap, Fernando Leite, a execução dessas obras é uma das prioridades da gestão. “Estamos nos aproximando dos 800 quilômetros de calçadas novas ou reformadas, o que corresponde aproximadamente à distância entre Brasília e Belo Horizonte (MG) em passeios,” ressalta.
O investimento, que ultrapassa R$ 180 milhões, abrange acessibilidade, criação de rotas inclusivas, além da recuperação e construção de calçadas. “Estamos atuando de maneira uniforme em todo o DF. Samambaia recebeu muitas calçadas, assim como Santa Maria, Cruzeiro, Plano Piloto, Guará e todas as cidades. São 18 empresas contratadas para realizar esse trabalho,” reforça Fernando Leite.
Em julho deste ano, o Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura, assinou novas ordens de serviço para a construção de passeios, reforma de estacionamentos e recuperação de áreas verdes na W3 Norte e na Quadra 6 do Setor Comercial Sul, com um investimento de R$ 4,2 milhões. As obras nas quadras 713 a 716 da W3 Norte incluem a implantação de 30 mil metros de calçadas acessíveis, recuperação de 11 mil metros de áreas verdes, plantio de 226 árvores e reorganização dos estacionamentos (com 1.368 vagas para carros, 229 para motos e 135 para bicicletas), além da criação de passeios sombreados que conectam de forma segura as paradas de ônibus. O projeto também prevê a instalação de travessias elevadas, priorizando pedestres e ciclistas.
A construção de calçadas acessíveis valoriza o espaço público e melhora a qualidade de vida, especialmente para idosos, crianças e pessoas com mobilidade reduzida. “Construir calçadas acessíveis é uma prioridade em todo o Distrito Federal. Esse tipo de intervenção proporciona mais segurança, mobilidade e qualidade de vida para quem se desloca a pé ou de bicicleta. Na W3 Norte, estamos avançando na execução de novas calçadas que conectam comércios, áreas verdes e paradas de ônibus. No Setor Comercial Sul, as obras têm o mesmo objetivo: revitalizar os espaços públicos e oferecer à população áreas mais modernas, acessíveis e inclusivas,” enfatiza o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro.
As demandas por novas calçadas e reformas são apresentadas e priorizadas pelas administrações regionais, garantindo que os investimentos atendam diretamente às necessidades de cada comunidade. “É uma obra que valoriza o espaço público e melhora a qualidade de vida, especialmente para idosos, crianças e pessoas com mobilidade reduzida,” ressalta Fernando Leite.
Com informações da Novacap.

