O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou, na noite de sexta-feira (26), uma grande operação da Lei Seca em Taguatinga, que marcou o encerramento das ações de fiscalização da Semana Nacional do Trânsito 2025.
Durante a operação, 350 veículos foram abordados. As equipes identificaram 65 motoristas sob efeito de álcool, sendo que dois deles foram levados à delegacia por crime de alcoolemia. Além disso, 15 condutores foram autuados por estarem sem habilitação, seis tinham a CNH vencida e dois estavam com o direito de dirigir suspenso. Quatro veículos também apresentavam escapamentos adulterados.
Imprudências
Na blitz, um motorista de um Gol branco foi abordado e autuado por dirigir sem habilitação e por se recusar a fazer o teste do etilômetro. Após ser notificado, ele contratou um motorista de aplicativo para retirar o veículo do local.
Entretanto, alguns quilômetros depois, o motorista do aplicativo devolveu o carro ao condutor, que já havia sido flagrado e notificado. Nesse momento, ambos foram abordados pelas equipes de fiscalização. O motorista do aplicativo foi preso em flagrante por entregar a direção a uma pessoa alcoolizada, e o outro condutor foi autuado novamente por dirigir sem habilitação e sob influência de álcool.
Conforme o artigo 310 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), permitir ou entregar a direção de um veículo a alguém não habilitado, com a habilitação cassada, com o direito de dirigir suspenso ou que não esteja em condições de conduzi-lo com segurança devido à embriaguez ou problemas de saúde é considerado crime, com pena de detenção de seis meses a um ano ou multa.
“A Semana Nacional de Trânsito terminou com uma grande operação, que demonstrou claramente como o esforço integrado salva vidas. Nossa prioridade é retirar das vias aqueles que representam risco, seja por dirigirem alcoolizados, sem habilitação ou em desacordo com a lei,” afirmou Bruno Baruque, diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF.
A operação contou com 18 viaturas, cinco guinchos e uma aeronave, além do apoio da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).
Com informações do Departamento de Trânsito do Distrito Federal

